Um olhar sobre a relação entre a Educação Física Escolar e o desenvolvimento de desportos individuais

Autores

  • Cláudio Delunardo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Paulo Celso Magalhães Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n23.72

Palavras-chave:

Educação física escolar, desportos individuais, prática pedagógica.

Resumo

O presente estudo apresenta como objetivo correlacionar a realidade pedagógica da Educação Física Escolar com o desenvolvimento de modalidades esportivas individuais, aqui especificamente se tratando do Atletismo, da Ginástica Artística, do Tênis e das Lutas. Foram realizadas reflexões em dimensões específicas destas modalidades, como os conteúdos a serem trabalhados, o rendimento em competições, as possibilidades de inserção dos esportes individuais no cotidiano das aulas de Educação Física e a relação entre a prática sistematizada de modalidades esportivas com a vida acadêmica dos alunos. Para a realização do estudo, empregou-se a pesquisa bibliográfica como metodologia, e utilizou-se o método descritivo da bibliografia com o objetivo de expor as opiniões de autores voltados para a pesquisa relacionada a esportes individuais e o cotidiano das aulas de Educação Física em ambiente escolar. O esporte de maneira geral constitui-se em um valioso conteúdo das aulas de Educação Física em função das inúmeras possibilidades de ações associadas ao mesmo. Entretanto, torna-se necessária a percepção de que ele deve ser apresentado aos alunos não apenas como uma gama de movimentos repetitivos e condicionados, mas como um caminho para o desenvolvimento social, cognitivo, motor e afetivo dos seus praticantes, respeitando sempre a faixa etária em que eles se encontram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Delunardo, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Paulo Celso Magalhães, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Referências

BASSANI, J. J; TORRI, D; VAZ, A. F. Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambiguidades. Porto Alegre, 2003. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2811>. Acesso em 23 set. 2012.

MARQUES, C. L. S; IORA, J. A. Atletismo escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de Educação Física. Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3078>. Acesso em: 20 out. 2012.

NASCIMENTO, P. R. B; ALMEIDA L. A tematização das lutas na educação física escolar: restrições e possibilidades. Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3567/1968. Acesso em: 20 out. 2012.

NUNOMURA, M; CARRARA, P. D. S; CARBINATTO, M. Ginástica artística competitiva: considerações sobre o desenvolvimento dos ginastas. Rio Claro – SP, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2222/2427>. Acesso em 19 out. 2012.

PACHARONI, R; MASSA, M. Processo de formação de tenistas talentosos. Rio Claro – SP, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/4373/pdf_171. Acesso em: 21 out. 2012.

PRADO, V. M; MATTHIESEN S. Q. Para além dos procedimentos técnicos: o atletismo em aulas de educação física. Rio Claro – SP, 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/757/1032>. Acesso em: 19 out. 2012.

Downloads

Publicado

12/10/2013

Como Citar

DELUNARDO, C.; MAGALHÃES, P. C. Um olhar sobre a relação entre a Educação Física Escolar e o desenvolvimento de desportos individuais. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 8, n. 23, p. 95–100, 2013. DOI: 10.47385/cadunifoa.v8.n23.72. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/72. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.