Um olhar sobre a relação entre a Educação Física Escolar e o desenvolvimento de desportos individuais
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n23.72Palabras clave:
Educação física escolar, desportos individuais, prática pedagógica.Resumen
O presente estudo apresenta como objetivo correlacionar a realidade pedagógica da Educação Física Escolar com o desenvolvimento de modalidades esportivas individuais, aqui especificamente se tratando do Atletismo, da Ginástica Artística, do Tênis e das Lutas. Foram realizadas reflexões em dimensões específicas destas modalidades, como os conteúdos a serem trabalhados, o rendimento em competições, as possibilidades de inserção dos esportes individuais no cotidiano das aulas de Educação Física e a relação entre a prática sistematizada de modalidades esportivas com a vida acadêmica dos alunos. Para a realização do estudo, empregou-se a pesquisa bibliográfica como metodologia, e utilizou-se o método descritivo da bibliografia com o objetivo de expor as opiniões de autores voltados para a pesquisa relacionada a esportes individuais e o cotidiano das aulas de Educação Física em ambiente escolar. O esporte de maneira geral constitui-se em um valioso conteúdo das aulas de Educação Física em função das inúmeras possibilidades de ações associadas ao mesmo. Entretanto, torna-se necessária a percepção de que ele deve ser apresentado aos alunos não apenas como uma gama de movimentos repetitivos e condicionados, mas como um caminho para o desenvolvimento social, cognitivo, motor e afetivo dos seus praticantes, respeitando sempre a faixa etária em que eles se encontram.
Descargas
Citas
BASSANI, J. J; TORRI, D; VAZ, A. F. Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambiguidades. Porto Alegre, 2003. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2811>. Acesso em 23 set. 2012.
MARQUES, C. L. S; IORA, J. A. Atletismo escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de Educação Física. Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3078>. Acesso em: 20 out. 2012.
NASCIMENTO, P. R. B; ALMEIDA L. A tematização das lutas na educação física escolar: restrições e possibilidades. Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3567/1968. Acesso em: 20 out. 2012.
NUNOMURA, M; CARRARA, P. D. S; CARBINATTO, M. Ginástica artística competitiva: considerações sobre o desenvolvimento dos ginastas. Rio Claro – SP, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2222/2427>. Acesso em 19 out. 2012.
PACHARONI, R; MASSA, M. Processo de formação de tenistas talentosos. Rio Claro – SP, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/4373/pdf_171. Acesso em: 21 out. 2012.
PRADO, V. M; MATTHIESEN S. Q. Para além dos procedimentos técnicos: o atletismo em aulas de educação física. Rio Claro – SP, 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/757/1032>. Acesso em: 19 out. 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.