Marketing Social – A Estratégia De Mudança Do Comportamento Social

Autores

  • Sônia de Oliveira Morcerf Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Teresa Cristina Seabra Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v1.n1.837

Palavras-chave:

Marketing, Social, Comportamento e Responsabilidade Social

Resumo

Ao longo dos anos, o marketing vem sofrendo inúmeras adaptações para se adequar às
mudanças no cenário mundial e, desse modo, vem agregando novos recursos e fundamentos. Assim, é hoje um conjunto de conhecimentos essencial para profissionais das mais diversas áreas e interessa a todos que precisam promover bens, serviços, propriedades, pessoas, lugares, eventos, informações, idéias ou organizações.
Atualmente o marketing recebe vários adjetivos: cultural, ambiental, esportivo, social, entre
outros. Neste trabalho focamos o Marketing Social, buscando conhecer os conceitos, definições e as várias aplicações que vêm sendo dadas no cenário brasileiro e como se relaciona com a Responsabilidade Social Empresarial. Procuramos entender um pouco melhor qual é o papel do Marketing Social, ressaltando tratar-se de uma estratégia de mudança comportamental na sociedade. O trabalho buscou também distinguir o Marketing Social da Responsabilidade Social das Empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing em unidades de informação: estudos brasileiros. Brasília: SENAI/IBICT, 1992.

BOONE, Louise. Marketing contemporâneo. 8ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 1998.

CAPPELLIN, Paola & GIULIANI & Gian Mario. Compromisso social no mundo dos negócios. In: Boletim do Ibase Orçamento e Democracia, nº 11, fev/1999, p.10-11)

COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997.

CUCHE, Denis. A noção de cultura nas ciências sociais. São Paulo: EDUSC, 1999.

DUNN, Robert. Quer uma vantagem competitiva? Revista Exame, 669, ano 32, nº 18, 26/08/1998, p.5.

ETHOS. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Apresenta informações institucionais e sobre responsabilidade social. Disponível em :<http://www.ethos.org.br>.

Acesso em: 15 outubro 2005.

FISHER, Fernando. Marketing cultural: uso e prática em empresas brasileiras. Rio de Janeiro, 1998. 198 f. Tese (Mestrado em Administração) - Instituto de Pós-Graduação e

Pesquisa em Administração - COPEAD, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

KOTLER, P.; FOX, K. F. A. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas, 1994.

KOTLER, Philip. Marketing essencial.. São Paulo: Pearson Brasil, 2004.

KOTLER, Philip e ROBERTO, Eduardo. Marketing Social: Estratégias Para Alterar o Comportamento Público. Rio de Janeiro, Campus, 1a. ed., 1992, p. 25.

KOZEL JÚNIOR, José. O Top do Marketing Brasileiro. São Paulo, Scipione, 1a. ed., 1997, p. 214.

MARTINELLI, Antonio Carlos. Empresa – Cidadã: Uma Visão inovadora para uma ação

transformadora. In: IOSCHPE, Evelyn Berg (org.). 3° Setor: Desenvolvimento Social sustentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

MELO NETO, Francisco Paulo de e FROES, César. Gestão da responsabilidade social Corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

MENDONÇA, P. M. E.; SCHOMMER, P. C. O Marketing e suas Relações com o Social:

Dimensões Conceituais e Estratégicas, CD-ROM, Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD), 24. 2000, Anais..., Florianópolis: ANPAD, 2000.

MUYLAERT, Roberto. Marketing cultural e comunicação dirigida. São Paulo: Globo, 1993.

PIMENTEL, Cléa D. P. "Técnicas de marketing aplicadas à biblioteca". Trabalho apresentado no Encontro Pernambucano de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 1. Recife, 1982. In: SILVEIRA, A; AMARAL, S. A comp. Marketing em unidades de informação: estudos brasileiros. Brasília: IBCT/SENAI, 1993. pp. 177-190, 356.

RABAÇA, Carlos. Dicionário de comunicação. São Paulo: Ática, 1987.

SANTOS, José Luís dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 1989.

SCHIAVO, Marcio Ruiz. Conceito e evolução do marketing social. Conjuntura Social. São

Paulo. ano 1, n. 1 p. 25-9, mai. 1999.

VAZ, Gil Nuno. Marketing institucional. São Paulo: Pioneira, 1993.

_____________. Marketing institucional: O mercado de idéias e imagens. São Paulo, Pioneira, 1995.

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

MORCERF, Sônia de Oliveira; SEABRA, Teresa Cristina. Marketing Social – A Estratégia De Mudança Do Comportamento Social. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 1, n. 1, p. 71–82, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v1.n1.837. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/837. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas