Os Benefícios da Política de Segurança Baseada na Avaliação de Riscos e na Integração de Ferramentas

Autores

  • José Maurício dos Santos Pinheiro Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v2.n4.873

Palavras-chave:

Segurança, Integração, Ameaças, Ataques, Vulnerabilidades.

Resumo

Com a expansão das redes de comunicação, as barreiras sociais e territoriais deixaram de existir e os sistemas de informação tornaram-se acessíveis a um público cada vez maior, passando a incorporar cada vez mais novas funcionalidades. Entretanto, quanto mais recursos são requeridos para um sistema, maior será sua complexidade, maior o número de acessos disponibilizados e maiores as dificuldades para garantir sua segurança. Devido a esse fato, os ambientes computacionais passaram a ser alvo freqüente de ameaças e ataques com um grau de sofisticação crescente. Este artigo fornece uma visão geral dos impactos das invasões sobre os sistemas computacionais, abordando suas causas determinantes e predisponentes e descrevendo os elementos-chave e benefícios de uma política de segurança baseada na avaliação de riscos e na integração de ferramentas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CENTRO DE ESTUDOS, RESPOSTA E TRATAMENTO DE INCIDENTES DE SEGURANÇA NO BRASIL – CERT.br. Cartilha de Segurança para Internet 3.1. Disponível em: http://cartilha.cert.br/. Acesso em jun 07.

FERREIRA, F. N. F. e ARAÚJO, M. T. Política de Segurança da Informação: Guia Prático para Elaboração e Implementação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

MACHADO, M. Uso correto dos Recursos de Segurança. Disponível em: http://www.modulo.com.br/arquivoboletins/arqblt_2002.jsp. Acesso em jun 07.

MOREIRA, N. C. Segurança Mínima: Uma visão corporativa da Segurança de Informações. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001.

OLIVIERA, W. J. Segurança da Informação: Técnicas e Soluções. Florianópolis: Visual Books, 2001.

SYMANTEC. Segurança Integrada: Criando uma empresa segura. Disponível em: http://www.symantec.com/region/br/msn/downloads/apostilas/. Acesso em ago 07.

WADLOW, T. A. Segurança de Redes: Projeto e gerenciamento de redes seguras. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

Downloads

Publicado

23-03-2017

Como Citar

PINHEIRO, J. M. dos S. Os Benefícios da Política de Segurança Baseada na Avaliação de Riscos e na Integração de Ferramentas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 2, n. 4, p. 28–34, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v2.n4.873. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/873. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias