A Importância do Marketing de Relacionamento na Gestão das Instituições de Ensino Superior Privadas

Autores

  • Débora Cristina Lopes Martins Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Ivanete da Rosa Silva de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Sandro José Martins Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v2.n4.874

Palavras-chave:

Marketing, Relacionamento, Instituição de Ensino.

Resumo

O artigo apresentado enfoca a relevância do marketing de relacionamento como um dos principais diferenciais para a sobrevivência das instituições de ensino superior privadas. No cenário atual, em que a concorrência acirrada, guerra de preços e ausência de barreiras a novos entrantes constituem grandes ameaças e diminuem a competitividade das instituições, somente a adoção de estratégias de relacionamento, aliadas às Tecnologias de Informática, serão capazes de garantir a sobrevivência no mercado institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- BRETZKE, Miriam. Marketing de relacionamento e competição em tempo real com CRM. São Paulo: Atlas, 2000.

- LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.

- ______. Marketing de Serviços. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

- COSTA, Antonio R.; CRESCITELLI, Edson. Marketing promocional para mercados competitivos: Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Atlas, 2003.

- EDUDATA BRASIL. Sistema de Estatísticas Educacionais, disponível em : www.edudatabrasil.inep.gov.br

- GARCIA, Maurício (org.). Gestão profissional em instituições privadas de ensino superior: um guia de sobrevivência para mantenedores, acionistas, reitores, pró-reitores, diretores, coordenadores, gerentes e outros gestores institucionais. Espírito Santo: Hoper, 2006.

Downloads

Publicado

23-03-2017

Como Citar

MARTINS, Débora Cristina Lopes; SILVA DE OLIVEIRA, Ivanete da Rosa; MARTINS, Sandro José. A Importância do Marketing de Relacionamento na Gestão das Instituições de Ensino Superior Privadas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 2, n. 4, p. 35–40, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v2.n4.874. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/874. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)