Do Pensamento às Palavras: Instrumento metodológico para a análise dos discursos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v5.n12.1001Keywords:
Ideologia, Análise do discurso, Imaginário [lacaniano]Abstract
Fundamentos teóricos de proposta metodológica de análise do discurso que toma por base contribuições da psicanálise lacaniana. Discurso, representação e ideologia.Downloads
References
BAKHTIN, Mikail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo : HUCITEC, 1986.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo : Brasiliense, 1987. V.1: Magia e técnica, arte e política : ensaios sobre literatura e história da cultura.
CERQUEIRA FILHO, Gisálio. Análise social da ideologia. São Paulo : EPU, 1988.
DUCROT, Oswald, TODOROV, Tzetan. Dicionário das Ciências da linguagem. Lisboa : Dom Quixote, 1974.
ECO, Umberto. Os limites da interpretação. São Paulo : Perspectiva, 1995.
FINK, Bruce. O sujeito lacaniano : entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., 1998.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo : Loyola, 1996.
KATZ, Chaim Samuel, DORIA, Francisco Antônio, LIMA, Luiz Costa. Dicionário Crítico de Comunicação. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1971.
LAPLANCHE, J., PONTALIS, J. B. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo : Martins Fontes, 1986.
LACAN, Jacques. Escritos. São Paulo : Perspectiva, 1978.
_________ . O Seminário. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., 1985. Livro 3: As psicoses.
LÖWY, Michel. Romantismo e messianismo : ensaios sobre Lukács e Benjamin. São Paulo : Perspectiva, 1990.
RODRIGUES, Luiz Augusto F. O sentido da falta no discurso. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA E LITERATURA, 1998, Rio de Janeiro. Paper.
_________ . Universidade e a fantasia moderna : a falácia de um modelo espacial único. Niterói : EdUFF, 2001.
ZIZEK, Slavoj. Eles não sabem o que fazem : o sublime objeto da ideologia. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., 1992.
___________ . O mais sublime dos histéricos : Hegel com Lacan. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., 1991.
__________ (Org.). Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro : Contraponto, 1996.
_______ . ________ . Rio de Janeiro : Contraponto, 1996. p. 297-331: Como Marx inventou o sintoma.
_______ . ________ . Rio de Janeiro : Contraponto, 1996. p. 7-38: Introdução : o espectro da ideologia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.