Levantamento quantitativo de trabalhos sobre VO2max nas publicações da revista brasileira de cineantropometria e desenvolvimento humano
Keywords:
Avaliação do VO2max. Capacidade aeróbia. Educação física.Abstract
O consumo de O2 é objeto de estudo em diversos periódicos na área de Educação Física, em suas diversas interfaces com as estruturas morfológica e funcional em humanos, com especial influência no desempenho de praticamente toda tarefa cotidiana. Considerando, portanto seu valor para aptidão e autonomia funcional, o estudo buscou investigar qual foi a frequência de trabalhos sobre capacidade aeróbia e/ou VO2max publicados na Revista Brasileira de Cineantropometria e Desenvolvimento Humano (RBCDH) entre 1999 a 2011. O objetivo do estudo foi, primeiramente, elaborar um levantamento quantitativo sobre a variável em questão e, em seguida, apresentar estudos que discutam essas variáveis. Na metodologia foi aplicado um estudo descritivo de cunho bibliográfico. Foram consultadas 10 obras impressas e 14 estudos derivados de meio eletrônico. Basicamente os resultados demonstraram que foram publicados 506 artigos no período estudado e que a média anual era de aproximadamente 38 artigos. Especificamente, sobre o VO2max, a média era de 13% (69) do total de artigos. Percebe-se então, a importância que a capacidade aeróbia deve receber por parte da comunidade científica em seus aspectos estruturantes, em sua influência na dimensão da aptidão psicofísica humana e em sua relação no contexto da autonomia funcional e de qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.