Atividade biológica de extrato de Camellia sinensis
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1710Keywords:
Chá verde, fitopatógeno, alelopatiaAbstract
O chá verde é conhecido mundialmente e se tornou a segunda bebida não alcoólica mais consumida no mundo, pelos seus efeitos benéficos, onde pode se relacionar o hábito de consumo desse chá com sinônimo de boa saúde. O chá verde é extraído da planta Camellia sinensis, que é de origem asiática, onde é consumida a milhares de anos, trazendo longevidade aos seus consumidores. Dentre as substâncias presentes no chá verde temos os flavonóides, onde 90% destes flavonóides correspondem às catequinas. As catequinas encontradas no chá verde são: epicatequina (EC), epigalocatequina (EGC), galato-3-epicatequina (ECG) e o galato-3-epigalocatequina (EGCG) que está presente atuando em praticamente todos os efeitos benéficos relacionados ao consumo deste chá. De acordo com vários estudos, o chá verde possui vários efeitos farmacológicos benéficos à saúde humana, assim como o seu efeito antimicrobiano. Porém, não há trabalhos que investiguem se o extrato da Camellia sinensis faz efeito sobre micro-organismos fitopatogênicos e efeitos alelopáticos sobre outros vegetais. Este trabalho tem como objetivo testar se o extrato de Camellia sinensis afeta o crescimento de bactérias fitopatógenas, bem como, avaliar se esta planta possui efeito alelopático sobre outras plantas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.