Marca-passo em pacientes chagásicos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1945Keywords:
marca-passo cardíaco, doença de Chagas, miocarditeAbstract
Este trabalho tem como objetivo analisar os benefícios do implante de marca-passo cardíaco artificial em pacientes chagásicos. A Doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi e descoberta no ano de 1909 por Carlos Chagas, tem na fase crônica tem-se um quadro chamado miocardite crônica fibrosante, que é responsável não só pela perda da função contrátil do miocárdio cardíaco como também pelo comprometimento do sistema de condução do coração, por variados tipos de arritmias. Estudos comparativos entre a miocardiopatia chagásica e outras miocardiopatias revelam que pacientes com essa síndrome possuem maior comprometimento do ventrículo esquerdo (VE) e maior incidência de arritmias cardíacas. Contudo, embora existam na literatura estudos que comparem miocardites chagásicas e não chagásicas, dificilmente encontra-se material que analise as características clínicas de pacientes chagásicos com marca-passo cardíaco em comparação com não-portadores de marca-passo. Sendo assim, quando implantado, o marca-passo cardíaco tem a capacidade de, através de seus eletrodos, estimular eletricamente o coração de forma intermitente e constante, fazendo com que o coração do paciente chagásico volte a funcionar de forma fisiológica. E este trabalho de revisão propõe, portanto, analisar os benefícios do mesmo em pacientes com essa síndrome.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.