O esporte ao alcance de todos: o papel da técnica

Authors

  • F. R. V. Pereira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UER, RJ
  • S. H. Vilela O Esporte ao Alcance de Todos: O Papel da Técnica

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1969

Keywords:

técnica, esporte, habilidade, exclusão

Abstract

O presente trabalho é um estudo bibliográfico que objetiva discutir a importância do ensino das técnicas dos esportes em geral como estratégia para reverter a exclusão na sua prática. A relevância do trabalho se baseia no fato de que, partindo do conceito de técnica, realizou-se um diálogo que permitiu compreender melhor o processo de desenvolvimento motor e psicomotor da criança, e como o ensino destas mesmas técnicas pode contribuir para reverter uma clara exclusão dos alunos menos habilidosos nos jogos e brincadeiras de seu cotidiano. A técnica foi aqui entendida como um instrumento, um meio fundamental, não só para o esporte como para outras atividades do cotidiano; e o esporte como uma das manifestações da cultura física, que também compreende a dança e a recreação, e que se fundamenta na educação física. Procurou-se focar a discussão em crianças de 7 a 10 anos em razão das fases de desenvolvimento e maturação em que se encontram. O trabalho conclui retirando o rótulo de vilão do ensino das técnicas e mostrando que ele, se trabalhado com responsabilidade, é um grande aliado no processo de reversão da exclusão dos menos habilidosos na prática de todos os esportes, sejam eles coletivos ou individuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-10-30

How to Cite

PEREIRA, F. R. V.; VILELA, S. H. O esporte ao alcance de todos: o papel da técnica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 163, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.1969. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1969. Acesso em: 23 nov. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)