O esporte ao alcance de todos: o papel da técnica

Autores

  • F. R. V. Pereira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UER, RJ
  • S. H. Vilela O Esporte ao Alcance de Todos: O Papel da Técnica

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1969

Palavras-chave:

técnica, esporte, habilidade, exclusão

Resumo

O presente trabalho é um estudo bibliográfico que objetiva discutir a importância do ensino das técnicas dos esportes em geral como estratégia para reverter a exclusão na sua prática. A relevância do trabalho se baseia no fato de que, partindo do conceito de técnica, realizou-se um diálogo que permitiu compreender melhor o processo de desenvolvimento motor e psicomotor da criança, e como o ensino destas mesmas técnicas pode contribuir para reverter uma clara exclusão dos alunos menos habilidosos nos jogos e brincadeiras de seu cotidiano. A técnica foi aqui entendida como um instrumento, um meio fundamental, não só para o esporte como para outras atividades do cotidiano; e o esporte como uma das manifestações da cultura física, que também compreende a dança e a recreação, e que se fundamenta na educação física. Procurou-se focar a discussão em crianças de 7 a 10 anos em razão das fases de desenvolvimento e maturação em que se encontram. O trabalho conclui retirando o rótulo de vilão do ensino das técnicas e mostrando que ele, se trabalhado com responsabilidade, é um grande aliado no processo de reversão da exclusão dos menos habilidosos na prática de todos os esportes, sejam eles coletivos ou individuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

PEREIRA, F. R. V.; VILELA, S. H. O esporte ao alcance de todos: o papel da técnica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 163, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.1969. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1969. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)