Aumento das propriedades mecânicas de ferramentas de Si3n4 utilizando revestimento de AlCrN
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2105Keywords:
Si3N4, propriedades mecânicas, AlCrN, revestimento industrialAbstract
O desenvolvimento de materiais cerâmicos tem sido objeto de pesquisas nos mais diversos institutos e centros de pesquisas. Porem as cerâmicas a base de nitreto de silício (Si3N4) apresentam valores de dureza que variam de 15 a 21 GPa. Entretanto essas ferramentas vêm apresentando importantes avanços nos processos de usinagem, principalmente no torneamento do ferro fundido cinzento. Sabe-se que as ferramentas cerâmicas utilizadas no Brasil são em sua maioria importadas. Nos processos de usinagem a ferramenta de apresentar alta dureza, resistência a abrasão, inércia química e outras propriedades, sendo que quanto mais dura a ferramenta melhor pode ser seu desempenho. Nesse trabalho foi utilizado uma ferramenta a base de Si3N4, aditivada com Al2O3-CeO2, que foi caracterizada quanto as propriedades física e mecânicas, antes e após a aplicação do revestimento de AlCrN para análise comparativa das propriedades. As caracterizações seu deu através do uso do perfilômetro óptico, DRX, AFM e microdurômetro. Os resultados mostraram que a ferramenta apresentou tenacidade a fratura de 5,95 MPa.m1/2, dureza de 15,5 GPa e fase majoritária β- Si3N4 antes do revestimento. Após o revestimento a dureza superficial aumentou para 29,8 GPa, houve uma redução rugosidade da superfície de saída da ferramenta e o DRX mostrou a presença de fases característica do revestimento. Esses resultados são promissores para utilização dessas ferramentas na usinagem de diversas ligas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.