Crecheteca: espaço lúdico, prevenção, estimulação e musicalização
Keywords:
prevenção, estimulação, musicalização, CrecheAbstract
A música é instrumento de reabilitação desde os primórdios. Reconhecida pela musicoterapia desde o século XX, e por isso, em integração com o jogo e a brincadeira possui grande importância na primeira infância como elemento estimulador e potencializador de habilidades e competências. Este projeto é parte da pesquisa dissertativa: “Musicalização Infantil: Formação Docente para Educação Ambiental”, registrando que esta é uma afirmação consensual tanto entre teóricos da área da saúde quanto da educação. Uma das primeiras manifestações humanas, o ato de brincar contribui de forma determinante na formação de estruturas físicas e mentais superiores. Baseando-se em teóricos contemporâneos (Winnicott, Vigotski, Wallon, Piaget, Brunner, Santini, Luckesi e Parker) e com o objetivo de desenvolver habilidades e prevenir dificuldades, foi criada a CRECHETECA (creche = jardim de infância + a palavra theca que significa estojo ou local para se conservar algo, palavra que se formou à semelhança de tantas outras, tais como biblioteca, discoteca, filmoteca), como um espaço lúdico de jogos, música e diversos tipos de brinquedos, onde as crianças encontram prazer em brincar, ao jogar, ao trocar experiências num contexto menor do que da sala de aula. Define-se como um espaço de convivência para estimulação, de caráter individual ou de pequenos grupos (máximo 4 crianças), onde o olhar do educador com formação e experiência em Educação Especial, volta-se para o desenvolvimento de estímulos lúdicos e direcionados com fins na potencialização de habilidades para prevenir possíveis dificuldades em todos os aspectos educativos (sociais, afetivos, emocionais, cognitivos e físicos). Promovendo assim, a capacidade de empatia e de fruição dos conhecimentos, local esse, onde a criança possa construir, sua visão de mundo e produzir cultura, estimulando sua criatividade e o pensamento simbólico. O Projeto é desenvolvido na Creche Municipal Waldir Roberto da Conceição no município de Porto Real-RJ.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.