Biodiversidade de Parasitos de Peixes: Ectoparasitos do Dourado Coryphaena hippurus (Osteichthyes: Coryphaenidae) do litoral de Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • L. C. Marques UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • D. R. Alves UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

Ectoparasitos, Copepoda, Coryphaena hippurus, recurso pesqueiro

Resumo

O dourado, Coryphaena hippurus Linnaeus, 1758 (Osteichthyes: Coryphaenidae) é um peixe ósseo marinho, oceânico de superfície, encontrado em águas tropicais e subtropicais. Pode ser caracterizado como uma espécie altamente voraz que se alimenta principalmente de peixes e em menor escala de lulas e crustáceos. Essa espécie constitui um importante recurso pesqueiro no Sudeste brasileiro. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um estudo qualitativo e quantitativo da fauna de ectoparasitos de C. hippurus. Entre abril e agosto de 2010 foram coletados 68 espécimes de C. hippurus. Os peixes foram acondicionados em caixas de isopor contendo gelo para garantir o bom estado dos parasitos até o laboratório de Biologia do UniFOA. Foram retiradas as brânquias e feita a análise do material obtido. Os crustáceos foram fixados e conservados em Álcool 70°GL e clarificados com ácido lático para identificação. Foram encontradas seis espécies de ectoparasitos (Crustacea: Copepoda): Caligus bonito (Caligidae), Caligus balistae, Euryphorus nordmanni (Euryphoridae), Euryphorus brachypterus, Charopinopsis sp. (Lernaeopodidae) e Pennella sp. (Penellidae). Não foram coletados monogenéticos. Os copépodes C. bonito (P = 51,4%; AM = 2; IM = 3,88; AI 1 – 10) e E. nordmanni (P = 35,3%; AM = 1,1; IM = 3,08; AI 1 – 18) apresentaram os maiores índices parasitários. Os resultados obtidos no presente estudo indicam que C. hippurus apresentam maior riqueza ectoparasitária em comparação com outros estudos realizados no Atlântico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2018

Como Citar

MARQUES, L. C.; ALVES, D. R. Biodiversidade de Parasitos de Peixes: Ectoparasitos do Dourado Coryphaena hippurus (Osteichthyes: Coryphaenidae) do litoral de Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 33, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2407. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)