Biodiversidade de Parasitos de Peixes: Ectoparasitos do Dourado Coryphaena hippurus (Osteichthyes: Coryphaenidae) do litoral de Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro
Keywords:
Ectoparasitos, Copepoda, Coryphaena hippurus, recurso pesqueiroAbstract
O dourado, Coryphaena hippurus Linnaeus, 1758 (Osteichthyes: Coryphaenidae) é um peixe ósseo marinho, oceânico de superfície, encontrado em águas tropicais e subtropicais. Pode ser caracterizado como uma espécie altamente voraz que se alimenta principalmente de peixes e em menor escala de lulas e crustáceos. Essa espécie constitui um importante recurso pesqueiro no Sudeste brasileiro. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um estudo qualitativo e quantitativo da fauna de ectoparasitos de C. hippurus. Entre abril e agosto de 2010 foram coletados 68 espécimes de C. hippurus. Os peixes foram acondicionados em caixas de isopor contendo gelo para garantir o bom estado dos parasitos até o laboratório de Biologia do UniFOA. Foram retiradas as brânquias e feita a análise do material obtido. Os crustáceos foram fixados e conservados em Álcool 70°GL e clarificados com ácido lático para identificação. Foram encontradas seis espécies de ectoparasitos (Crustacea: Copepoda): Caligus bonito (Caligidae), Caligus balistae, Euryphorus nordmanni (Euryphoridae), Euryphorus brachypterus, Charopinopsis sp. (Lernaeopodidae) e Pennella sp. (Penellidae). Não foram coletados monogenéticos. Os copépodes C. bonito (P = 51,4%; AM = 2; IM = 3,88; AI 1 – 10) e E. nordmanni (P = 35,3%; AM = 1,1; IM = 3,08; AI 1 – 18) apresentaram os maiores índices parasitários. Os resultados obtidos no presente estudo indicam que C. hippurus apresentam maior riqueza ectoparasitária em comparação com outros estudos realizados no Atlântico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.