Consumo e produtos de empresas ambientalmente responsáveis: um estudo dos consumidores de cosméticos de Volta Redonda
Keywords:
comportamento, consumo, empresas ambientalmente responsáveisAbstract
O presente trabalho trata da relação entre o consumo e produtos de empresas ambientalmente responsáveis, na cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo analisar o comportamento dos consumidores diante das empresas que desenvolvem projetos sócio-ambientais. Quando se fala em responsabilidade ambiental, pensa-se logo em como prolongar a existência do planeta e consequentemente das futuras gerações. A pergunta é: Ser ambientalmente responsável faz a diferença para o consumidor? Acredita-se que a divulgação sobre as ações ambientais realizadas pelas organizações influencie o consumidor na decisão de compra. Segundo pesquisas realizadas em Volta Redondas, com 30 consumidores de várias marcas de cosméticos. A pesquisa realizada com alunos e professores do Unifoa, relevou que 70% dos entrevistados, ou seja, 20 entrevistados preferem à marca Natura. Nessa amostra desenvolveu-se uma nova pesquisa para identificar a relação do consumo dos produtos e a responsabilidade ambiental das marcas. Os resultados demonstraram que 80% dos consumidores da marca têm conhecimento referente aos projetos ambientais desenvolvidos pela empresa Natura. 81% desses consumidores consideram importantes para a sociedade e para o meio ambiente os projetos ambientais desenvolvidos. Para 19% dos entrevistados os projetos consistem em incentivo para a compra dos produtos da empresa. A pesquisa comprovou ainda que 75% dos consumidores estão dispostos a pagar mais pelos produtos de empresas que desenvolvem projetos ambientais. Com base nestes resultados percebe-se que a responsabilidade ambiental deixou de ser apenas um diferencial da empresa, para se tornar um fator de influência na decisão de compra de seus consumidores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.