Cuidados com a dentição no período escolar: orientações para os professores
Keywords:
higiene bucal, traumatismo dental, ensino fundamentalAbstract
Como se sabe os professores de ensino fundamental são determinantes não só no aprendizado do conteúdo ministrado, mas também, são formadores de opiniões e hábitos de seus alunos. No entanto, a preparação destes profissionais de ensino toca diretamente o conteúdo teórico, ou seja, não trabalha o aluno como um todo. Este déficit na formação impossibilita os professores de agirem e orientarem as crianças em atos diários simples e necessários, como a higiene bucal, ou em casos mais complexos de primeiros socorros, como na presença de traumatismo dental. Existe uma necessidade de se instrumentalizar adequadamente os elementos envolvidos no processo educativo, professor e aluno, sendo que o professor é peça fundamental na implementação de programas de Educação em saúde na escola. Para isso é necessário desenvolver um material formal destinado a apoiar o educador dentro e fora da sala de aula. Santos (1996), afirma que 85% dos professores entrevistados em escolas de 1º grau na periferia de BH, desconhecem o processo das doenças cárie e gengivite. Nesta fase escolar a orientação do professor quanto higiene bucal é de fundamental importância pois é quando ocorre a erupção do primeiro molar permanente e esta erupção ocorre sem que haja esfoliação dos decíduos. Este fato causa confusão até mesmo entre os pais, que consideram este dente como um dente decíduo, substituível, ignorando a necessidade de higienização. Sem os devidos cuidado, ocorre o aparecimento de cárie com progressão rápida e muita das vezes leva a perda deste dente e consequentemente gera futuros problemas oclusais. É nesta fase também, que as crianças são incentivadas dentro da escola a realizar exercícios físicos e recreações, podendo gerar acidentes como traumatismo dental. Nestes casos o atendimento emergencial imediato é essencial, pois determina um prognóstico favorável. Souza (2009), após coletar dados através de um questionário, em uma escola em Paracambi, pode verificar que 100% dos entrevistados não possuem conhecimento adequado quanto aos primeiros socorros em caso de avulsão. Este trabalho pretende enfatizar a necessidade de fornecer informações sobre saúde bucal ao público docente, já que, a escola, talvez seja a única fonte de informação para o imenso contingente de crianças brasileiras.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.