Identificação do agente infeccioso HIV existente nos cadáveres que deram entrada no Instituto Medico Legal na cidade de Volta Redonda
Keywords:
necropsia, virus HIV, AIDS/SIDAAbstract
O objetivo do presente trabalho foi o de avaliar a existência ou não do agente etiológico HIV em cadáveres, no intuito de determinar se a pesquisa necroscópica é fator de risco de transmissão para a equipe envolvida na execução do ato investigatório, comparando os resultados com os da literatura mundial. O estudo ocorreu na área de Odontologia Legal e Deontologia da FOP-UNICAMP e no SML de Volta Redonda – RJ onde realizou-se a coleta de sangue retirada da câmara atrial cardíaca dos 50 cadáveres que deram entrada no período de 18 de maio a 26 de junho de 2009. O procedimento para análise imunológica foi feito pelo teste rápido de HIV e pelo ensaio imunoenzimático (ELISA). Dos 50 cadáveres examinados, 46 foram do sexo masculino e 4 do sexo feminino, com idade entre 21 a 50 anos, tendo como maior causa de morte o traumatismo por acidente no transito e por projétil de arma de fogo em homicídio. Houve um único resultado positivo para HIV no teste ELISA e no teste rápido (quimioluminescência) das amostras analisadas. O estudo concluiu que há riscos para os Médico-legistas, Odonto-legistas e técnicos de necropsia de infeccionar-se com o HIV nos procedimentos de necropsia, desde que não se respeite as diretrizes de biossegurança para os atos operatórios que envolvam risco biológico. Tendo este trabalho detectado a presença do HIV em 2,4% das amostras efetivamente examinadas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.