A pedagogia tecnicista e a educação superior brasileira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n38.2612

Keywords:

Pedagogia tecnicista. Educação superior. Neotecnicismo.

Abstract

Neste artigo discute-se a articulação da pedagogia tecnicista e a configuração da educação superior brasileira, considerando a Reforma da Educação Superior de 1968 e os princípios do neotecnicismo no âmbito das reformas neoliberais. Em termos metodológicos, utilizou-se o levantamento bibliográfico e documental, o que se fundamenta pela compreensão analítica das relações mais amplas em que a educação está engendrada em cada momento histórico, bem como os pressupostos teóricos oriundos das relações sociais que fundamentam projetos em disputa.

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Author Biography

Lara Carlette Thiengo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

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Published

2018-12-11

How to Cite

THIENGO, Lara Carlette. A pedagogia tecnicista e a educação superior brasileira. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 13, n. 38, p. 59–68, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v13.n38.2612. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2612. Acesso em: 17 may. 2024.

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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