Perspectivas da ética em pesquisa: o repensar para o futuro do sistema normatizador brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n45.3335Keywords:
Comitê de ética. Formação continuada. Pesquisa científica. Produção do conhecimento. Sistema CEP/CONEP.Abstract
Os comitês brasileiros de ética em pesquisa com humanos têm sido convidados a repensarem algumas de suas práticas. Este artigo apresenta como objetivo analisar alguns desafios para fortalecer a governança operacional do sistema CEP/CONEP que possibilitem avançar na operacionalização das demandas de seus membros, das instituições proponentes de pesquisa, dos pesquisadores e dos participantes de pesquisa. O método utilizado foi a pesquisa narrativa. O texto inicia com a normatização que orienta a análise ética de pesquisas com humanos. Em seguida, reflete sobre algumas barreiras que limitam a efetivação do controle da ética, realçando a necessidade da formação e treinamento continuado dos avaliadores, o diálogo entre os atores envolvidos na pesquisa, a ação do controle social e as assimetrias no sistema, encerrando com destaques sobre a responsabilidade ética das instituições promotoras de pesquisas com humanos. Conclui-se que a garantia da governança dentro de um sistema em expansão e a qualidade e a celeridade da análise dos projetos de pesquisa dependem de ações sincronizadas da capacitação continuada, do fortalecimento do diálogo entre os atores envolvidos no processo de pesquisa e na diminuição das assimetrias entres os CEP e entre membros de um mesmo CEP.
Downloads
References
BINSFELD, P. C. Desafios atuais do sistema CEP/CONEP. Formação Continuada dos Comitês de Ética em Pesquisa do RS, SC, PR, Joinville, 2018.
BLANCHET, P. La réflexivité comme condition et comme objectif d'une recherche scientifique humaine et sociale. Dans Cahiers de sociolinguistique. Paris, v.1, n.14, p 145 – 152, 2009. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-cahiers-de-sociolinguistique-2009-1-page-145.htm. Acesso em: 03 jan. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conheça a Conep. Brasília (DF), 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/conheca_conep_comissao_nacional_etica.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.
BRASIL. Ministério Da Saúde. Manual de Usuário: Pesquisador. [Internet]. Disponível em: http://www4.pucsp.br/cometicasorocaba/download/Manual-de-pesquisador.pdf. Acesso em: 16 jan. 2019.
BRASIL. Resolução N.453 do CNS de 10 de maio de 2012. Institui as diretrizes para instituição, reformulação, reestruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 6 jun. 2012. Seção 1, p. 138.
LIMA, D. F. A cumplicidade entre os comitês de ética em pesquisa em seres humanos e as ações investigatórias. Caderno de Educação Física, Marechal Cândido Rondon, v.8, n.14, p.97-102, 2009. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/2161/2063. Acesso em: 26 jan 2019.
LIMA, D. F.; MALACARNE, V. Ética em pesquisa envolvendo seres humanos: reflexões a partir das experiências da UNIOESTE – ciência e educação. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.11, n.2, p.175-205, dez. 2009. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/01/pdf_788088c219_0007777.pdf. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.
LYET, P.; MOLINA, Y. Épistémologie éthique dans un espace interprétatif partagé et négocié. Le cas d'une recherche conjointe québéco-française. Québec, v. 59, n. 1-2, p. 225-241, 2018. Disponível em: https://www.erudit.org/fr/revues/rs/2018-v59-n1-2-rs03975/1051432ar/. Acesso em: 03 jan. 2019.
NUNES, F. G. Desafios da pós-graduação: articulação entre ensino, pesquisa e extensão e diálogo com outras formas de produção do conhecimento. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 12, n. 1, p. 23-35, 2017.
PESSANO, E. F. C.; LANES, K. G.; LANES, D. V. C.; FOLMER, V.; PUNTEL, R. L. A contextualização como estratégia para a formação continuada de professores em uma unidade de atendimento socioeducativo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 14, n. 3, p. 340-360, 2015. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen14/REEC_14_3_5_ex916.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.
SANTOS, C. A. S. Regulamentação ética das pesquisas no Brasil: precisamos de uma resolução específica para Ciências Sociais e Humanas? Revista Iberoamericana de Bioética, Madrid, n. 6, p. 1-12, 2018. Disponível em: https://revistas.upcomillas.es/index.php/bioetica-revista-iberoamericana/article/.../800. Acesso em: 04 jan. 2019.
SENTER, L.; RAYMUNDO, G. I. M. C. Desafios na Implantação de Cursos à Distância. Revista EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. e703, 2018. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2019.
SILVA, G. F.; MACHADO, J. A. Saberes em diálogo: a construção de um programa de formação docente em uma rede municipal de ensino. Revista Ibero-americana de Educação, Araraquara, v. 77, n. 2, p. 95-114, 2018. Disponível em: <https://rieoei.org/RIE/article/download/3161/3978/>. Acesso em: 14 jan. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.