Maratona multidisciplinar: construindo indicadores locais de desenvolvimento educacional
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n15.1037Palabras clave:
Evaluation Elementary School Educational PoliticsResumen
Este estudo buscou sistematizar e evidenciar as iniciativas de um projeto de gestão ambientado em práticas participativas na constituição de indicadores locais de desenvolvimento educacional, no sistema municipal de educação de Barra Mansa, no Estado do Rio de Janeiro. Observou-se, em especial atenção, o ano de 2007, período em que se iniciou e realizou o projeto denominado “Maratona Multidisciplinar” que concentrou os principais eventos relativos a esse processo. Tratou-se de explicitar os fatos que demonstraram sua história e, assim, os esforços realizados e debates que surgiram e fizeram parte do processo. Sua implantação possibilitou o desvelamento de informações quantitativas sobre a educação municipal, consubstanciando políticas educacionais a partir de uma realidade traduzida e interpretada pelos sujeitos organizadores e executores dessas políticas, no município de Barra Mansa. As informações geradas assumem uma legitimização significativa, pois foi comparada com os indicadores educacionais produzidos pelo MEC permitindo assim, sua aferição; bem como a possibilidade de aprofundamento no conhecimento da realidade existente nas Escolas municipais, à medida que desvelou o comportamento de cada uma das classes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.Descargas
Citas
CHIAVENATO, I., & MATOS, F. G. (2002). Visão e Ação Estratégica (2ª ed.). São Paulo: Prentice Hall.
FARAH, T. (01 de Janeiro de 2010). Sacrifício para cursar a melhor escola pública de SP. O Globo , p. 09.
FERNANDES, R. (2007). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Acesso em 15 de Dezembro de 2009, disponível em Textos para Discussão: www.inep.gov.br/pesquisa/publicacoes
FREITAS, L. C. (2007). ELIMINAÇÃO ADIADA: O Ocaso das Classes Populares no Interior da Escola e a Ocultação da (má) Qualidade do Ensino. Educação e Sociedade, Campinas. , 28 n. (100 - Especial), 965-987.
FULLAN, M., & HARGREAVES, A. (2000). A escola como organização aprendente. Porto Alegre: Artmed.
MOREIRA, A. F., & KRAMER, S. (2007). Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educação & Sociedade, Campinas. , vol 28º (100 - Especial), 1037-1057.
VIEIRA, A. T. et al (2003). Gestão Educacional e Tecnologia. São Paulo: Avercamp.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.