Ângulo de deflexão e fluxo de calor convectivo em sistema defletor do jato de exaustão de combustível sólido em plataforma de lançamento

Autores

  • Élcio Nogueira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA – Dep. de Engenharia de Produção
  • Paulo Gilberto de Paula Toro Instituto de Estudos Avançados - IAE/CTA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n19.1108

Palavras-chave:

Combustível sólido Plataforma de lançamento Fluxo Convectivo Onda de choque Escoamento supersônico

Resumo

Efetua-se uma análise dos principais parâmetros responsáveis pela troca de calor quando um jato de combustão supersônico, constituído de gás e partículas de alumina, incide sobre a superfície inclinada do defletor de jato em uma plataforma de lançamento. Os resultados obtidos demonstram que, com relação ao ponto de deslocamento da onda de choque, é possível utilizar ângulos de incidência mais acentuados quando os gases de exaustão contem uma fração de meio sólido. Este é um resultado que tem consequências práticas de extrema importância: maiores ângulos de incidência do jato são desejáveis, uma vez que contribuem para uma base de lançamento menos elevada, e se traduzem em menor custo no projeto da plataforma.

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Publicado

10-08-2012

Como Citar

NOGUEIRA, Élcio; TORO, Paulo Gilberto de Paula. Ângulo de deflexão e fluxo de calor convectivo em sistema defletor do jato de exaustão de combustível sólido em plataforma de lançamento. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 19, p. 11–19, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n19.1108. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1108. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

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