A participação da família no desenvolvimento biopsicossocial da criança: o caso da educação física escolar
Palabras clave:
Educação física, família, desenvolvimento biopsicossocialResumen
O presente estudo pretende prestar uma contribuição aos professores de Educação Física e às famílias no que tange à possibilidade de contribuição da prática pedagógica que orienta o desenvolvimento de conteúdos nas aulas de Educação Física, promovendo situações que possam vir a facilitar uma parceria que em muito contribuirá para a formação do aluno como um indivíduo plural e conhecedor dos seus direitos e deveres como cidadão. Além disso, objetivamos também investigar as possibilidades de contribuição das ações pedagógicas realizadas nas aulas de Educação Física em relação à viabilidade da participação
efetiva de familiares no processo de desenvolvimento biopsicossocial da criança. Além disso, pretendemos identificar o conjunto de diretrizes que orientam a prática pedagógica nas aulas de Educação Física que possam contar com a contribuição direta dos familiares dos discentes, bem como averiguar a importância da parceria entre família e escola no processo educacional. Sendo assim, entendemos que a Educação Física pode contribuir positivamente por meio dos estímulos aplicados e uma enorme contribuição para a bagagem de desenvolvimento da criança, facilitando assim a mudança em gestos e atitudes o que lhes servirá de valores sociais para toda vida.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.