A percepção materna sobre os cuidados prestados ao recém-nascido no alojamento conjunto de um hospital de ensino
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1764Palabras clave:
alojamento conjunto, recém-nascido, procedimentosResumen
As primeiras horas após o parto são essenciais para o binômio mãe e filho, onde se realizam cuidados assistenciais a ambos. Nessa fase a mãe precisa de um momento próximo ao seu bebê para que a interação entre eles favoreça o desenvolvimento do vínculo afetivo. O presente estudo trata-se de um Projeto de Iniciação Científica (PIC), de cunho exploratório de abordagem qualitativa, que será realizado na maternidade de uma instituição que funciona como hospital de ensino dos cursos de medicina e enfermagem de um Centro Universitário no interior do estado do Rio de Janeiro. Durante as atividades de ensino é observado o binômio no alojamento conjunto, sendo desenvolvidos vários procedimentos com ambos. Entretanto, o recém-nascido ao ser manipulado pelos acadêmicos fica exposto preocupando por vezes suas mães. Sendo assim questiona-se como é a experiência vivenciada pela mãe frente aos procedimentos realizados em seu filho pelos profissionais e acadêmicos da área de saúde. Têm-se como objetivos: Avaliar a percepção materna sobre os procedimentos realizados ao recém-nascido no alojamento de um hospital de ensino; Descrever como os procedimentos realizados pelos acadêmicos poderão trazer novas informações para o cotidiano materno. Para coleta dos dados serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com 40 puérperas internadas no sistema de alojamento conjunto. Para preservar o anonimato das participantes, será esclarecido às mesmas o tipo de pesquisa, seus objetivos e finalidades, a possibilidade de deixar de participar a qualquer momento sem nenhum ônus para as mesmas. Estas informações constarão no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O estudo encontra-se na fase de coleta de dados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.