A visão do paciente sobre a solicitação do exame ultrassom: está sendo um exame complementar ou há inversão de valores na prática do profissional médico?
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1767Palabras clave:
relação médico-paciente, ultrassonografia, anamnese, exame físicoResumen
Universalidade, equidade e integralidade são a base do sistema de saúde em nosso país, porém a população ainda não os vivencia plenamente. Persistem a dificuldade no acesso e a necessidade de um atendimento que contemple a construção eficiente da relação médico-paciente. Os modernos recursos tecnológicos na área de saúde proporcionam os meios necessários para um diagnóstico mais preciso (Resende, 2002), entretanto, quando se valoriza a tecnologia em detrimento do raciocínio clínico, a medicina se torna mais técnica, gerando prejuízo para a relação médico-paciente (Chehuen Neto 2007). O trabalho visou identificar se as solicitações de exames de ultrassom (USG) estão sendo feitas conforme semiologia adequada do paciente e se este tem a ciência da indicação do mesmo. Os questionários foram aplicados na sala de espera do serviço de USG do Hospital São João Batista (Volta Redonda), no período entre novembro de 2011 e agosto de 2012. Dentre as principais indicações para a realização de USG, dor abdominal (21,05 %) e a ITU (14,03 %) corresponderam à maioria. Entretanto, 10,52 % dos exames não tinham uma indicação específica. No grupo estudado, 85,96 % relataram saber o motivo que levou o médico a pedir o exame. Além disso, em 89,47 % dos casos, o médico havia realizado o exame clínico durante a consulta. 94,7% dos pacientes foram questionados sobre a doença atual, 70,17% sobre a história familiar, 66,6% sobre a história patológica pregressa e 78,94% sobre a história social. Quanto ao tempo da consulta, a maioria (59%) durou 30 minutos e apenas 8,77% tiveram rápida duração, cerca de 5 minutos. O presente trabalho demonstrou um resultado positivo na relação médico-paciente, evidenciando a busca por uma medicina baseada na propedêutica criteriosa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.