Informação em saúde no bairro

Autores

  • T. F. Assis UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • I. B. Magalhães UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • J. Paes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. N. P. Rosa UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. D. T. Cardoso UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1926

Palavras-chave:

sistema de informação, Ministério da Saúde, equidade

Resumo

O Ministério da Saúde (MS) foi intitulado pela Constituição de 1988 como gestor federal do Sistema Único de Saúde (SUS), com o papel de informar e fornecer conhecimento em saúde para a sociedade; além de gerar promoção, proteção e recuperação da saúde, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias, melhorando a vigilância à saúde e dando qualidade de vida ao brasileiro.

O Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 1.958 de 2004, com o objetivo de gerar acesso ao intercâmbio e à visibilidade da informação em saúde, assegurou o registro da produção editorial em bases de dados próprias e especializadas, estimulou a sua participação em periódicos informativos, técnicos e científicos e fortaleceu as parcerias com organismos nacionais e internacionais.

A divulgação desses dados emitidos pelo MS é importante para promover a equidade de acesso e a inclusão social, através de parcerias com as universidades, os centros de ensino e as entidades de atenção aos portadores de necessidades especiais. Esses dados são transmitidos por meio de todos os materiais educativos, informativos, técnicos e científicos produzidos e veiculados em diferentes suportes e mídias no contexto das ações, das atividades, dos serviços, dos programas e das políticas públicas do setor Saúde. O maior desafio enfrentado é garantir o direito do cidadão ao atendimento e a informação à saúde e prover condições para que esse direito esteja ao alcance da população, independente da condição social de cada um. Todavia muitas vezes esse objetivo não é alcançado, para isso faz-se necessário a colaboração de voluntários trabalhando em conjunto com o Ministério da Saúde para preencher as possíveis lacunas deixadas pelo sistema de informação.

Visando compensar essa falha, nós, alunas do VI Módulo do Curso de Ciências Médicas da UniFOA, em Conjunto com as Equipes de Saúde das Unidades e as Escolas, nos propomos a adentrar em comunidades carentes do município de Volta Redonda, levando informação em saúde para população ali residente, e garantindo assim a equidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

ASSIS, T. F.; MAGALHÃES, I. B.; PAES, J.; ROSA, R. N. P.; CARDOSO, M. D. T. Informação em saúde no bairro. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 144, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.1926. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1926. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>