O ensino de cancerologia na formação do enfermeiro: possíveis intervenções pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1967Palabras clave:
câncer, enfermagem, riscos, ensino e quimioterapiaResumen
O Ensino em Cancerologia nos Cursos de Graduação em Enfermagem foi analisado neste
estudo com o objetivo de refletir sobre o ensino do manuseio de quimioterápicos, por
intermédio do processo de tratamento em pacientes com câncer, propondo a criação de
uma disciplina eletiva sobre o Manuseio de Quimioterápicos para os cursos de Graduação
em Enfermagem. E como objetivos específicos: Identificar as lacunas teóricas presentes
na formação do enfermeiro relacionada com a temática de cancerologia; investigar as
demandas que emergem no cotidiano do trabalho do enfermeiro em seu processo de
cuidar de pacientes com câncer; e criar uma disciplina eletiva utilizando a aprendizagem
significativa e o mapa conceitual, como recurso didático. O estudo optou pela abordagem
qualitativa, com a realização de seis ações metodológicas: primeira, a revisão da literatura,
na intenção de identificar estudos que evidenciassem as lacunas teóricas presentes na
formação do ensino em Cancerologia nos cursos de Graduação em Enfermagem; a segunda
se desenvolveu por intermédio da apreensão de dados: a entrevista com a coordenação dos
cursos pesquisados, questionário com discentes dos cursos de Graduação em Enfermagem
e enfermeiros de hospitais com atendimento oncológico; terceiro, a análise documental
(matriz curricular e dos programas de disciplina); a quarta ação se deu pela imersão nos
dados produzidos durante a investigação mencionada para enxergar os sinais reveladores
das práticas socioculturais construídas cotidianamente pelos sujeitos; a quinta ação
metodológica se deu na apresentação e discussão dos dados empíricos que transcorreu
ao longo de toda a discussão; e por fim o uso dos indícios e sinais apreendidos para a
elaboração da disciplina e dos mapas conceituais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.