Práticas de gestão em ensino de ciências da saúde - uma proposta de metodização
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1992Palabras clave:
gestão, diretrizes curriculares, acreditaçãoResumen
A gestão hospitalar há muito vem buscando um modelo ideal. Considerado o primeiro administrador hospitalar, o italiano Camilo de Lellis, declarado pela Igreja Católica como o padroeiro dos hospitais, doentes e profissionais de saúde, faleceu em 14 de julho de 1614, sendo o dia 14 de julho instituído pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares como o dia nacional do Administrador Hospitalar. Apesar de tanto tempo decorrido, em nosso país pouco se evoluiu sobre gestão na área da saúde, é muito grande a carência de gestores, pois nossa diretriz curricular é muito voltada para formação técnica do profissional, preocupada em formar bons profissionais, porém com pouca ou nenhuma capacitação em gestão. Assim, a proposta deste estudo é construir um instrumento que avalie as teorias de gestão desenvolvidas nos cursos de ciências da saúde, com o intuito de elaborar uma ferramenta norteadora, de forma a capacitar os futuros profissionais de saúde. Para tanto, será elaborado uma pesquisa quali-quantitativa com os discentes dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição e Educação Física, da Fundação Oswaldo Aranha. A pesquisa será elaborada em conformidade com as Diretrizes Curriculares e o Sistema Brasileiro de Acreditação Hospitalar, determinado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Posteriormente será elaborado um instrumento educacional, de consulta, de forma a dar suporte nas capacitações discentes e profissionais de saúde sobre o conhecimento nas boas práticas de gestão na área de Saúde, visando os conceitos estabelecidos pela ONA.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.