A concepção da comunicação por meio da metáfora do canal e as implicações em situação de ensino/aprendizado
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2027Palabras clave:
metáfora conceitual, metáfora do canal, comunicaçãoResumen
Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento que se fundamenta nos estudos da metáfora como modo de compreender a estruturação do pensamento. Tais estudos têm embasado um grande número de pesquisas e proporcionado conclusões instigantes, particularmente por oferecer um novo e frutífero ângulo de observação à análise da palavra ou do discurso. Partindo das observações de Lakoff e Johnson (2002) a respeito das metáforas conceptuais, que formam uma maneira de ver o mundo, e dos estudos de Reddy (2000) sobre a Metáfora do Canal no entendimento da comunicação, a pesquisa propõe-se a investigar a presença dessa última, em língua portuguesa, no discurso de alunos e professores, o que pode levar a dificuldades na compreensão do papel das partes para um ótimo entendimento. O corpus do trabalho é formado por respostas a um questionário de perguntas abertas que está sendo entregue a alunos e professores de um curso superior de Volta Redonda. Os dados coletados serão analisados por meio de análise do discurso, que deve investigar a presença da Metáfora do Canal, visando a esclarecer como a consciência dessa estruturação do pensamento pode melhorar a relação entre alunos e professores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.