Serviço Social e formação profissional: a realidade de trabalho dos assistentes sociais egressos do curso de Serviço Social do Unifoa
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2080Palabras clave:
formação profissional, exercício profissional, qualificação profissionalResumen
O estudo em questão resulta de um projeto de iniciação científica que teve como objetivos conhecer a realidade de trabalho dos assistentes sociais egressos do Curso de Serviço Social do Unifoa; identificar as contribuições do Curso de Serviço Social através das ações de ensino, pesquisa e extensão no processo de atuação e intervenção profissional. No que se refere ao perfil dos egressos podemos observar que 97% (34) são do sexo feminino e apenas 3% (1) representam o sexo masculino. Quanto à idade de formatura um encontrava-se na faixa etária de 51 a 60 anos; oito na faixa etária de 31 a 50 anos e vinte e dois na faixa etária de 20 a 30 anos. Quanto à formação profissional observamos que a política de saúde e de assistência social absorvem um grande número de estagiários. Sendo que 90% dos egressos avaliam que o estágio contribuiu e contribui para a sua atuação profissional. No que se refere ao tema abordado no trabalho de conclusão de curso identificamos que a maioria dos alunos realizam estudos através da sistematização da atividade de estágio e 90% dos assistentes sociais avaliam que o TCC contribuiu para a sua atuação profissional. No que se refere aos cursos de pós-graduação a pesquisa apontou que um número significativo dos egressos buscou aperfeiçoamento profissional através de cursos de pós-graduação latu sensu (21) e strictu sensu (1). No que consiste o mercado de trabalho dos egressos participantes da pesquisa 89% encontram-se inseridos no mercado de trabalho atuando como assistente social. Uma parcela significativa de profissionais atua na Política de Assistência Social. Em relação às formas de ingresso a pesquisa revelou que a maior parte se inseriu no mercado a partir de processos seletivos com regime de RPA e CLT, em segundo lugar aparece a inserção via concurso público. Os egressos do curso de Serviço Social têm tido uma absorção significativa no mercado de trabalho e o curso de Serviço Social tem contribuído nessa formação qualificada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.