Utilização de proteção cerâmica fabricada a partir de um sistema Sio2(62-68) e Mgo+Cao (29-39) para fechamento de furo de corrida de ferro gusa em altos fornos

Autores

  • J. F. Vernilli UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. Santos UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. C. Nogueira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2192

Palavras-chave:

alto forno, proteção cerâmica, máquina de tamponar

Resumo

O fechamento do furo de corrida em altos fornos é uma tarefa onde há intensa exposição da parte frontal metálica da máquina de tamponamento com o material fundido a uma temperatura de 1500°c. Evitar a queima dessa parte frontal é garantia de não haver vários problemas operacionais com o alto forno como diminuição da produtividade, necessidade de troca da parte frontal da máquina de tamponar, furo de corrida irregular, necessidade de reparo refratário na região de contato entre a parte metálica da máquina de tamponar furo de corrida e o alto forno, essas anomalias são evitadas exclusivamente com o uso da proteção cerâmica, pois a mesma evita a queima da parte frontal da máquina de tamponar. Porém a utilização constante dessa proteção traz danos à saúde do usuário, pois elas possuem em sua composição determinados percentuais de Al2O3 que proporcionam toxidade proveniente a absorção pelos pulmões das fibras de alumina que se apresentam em morfologia alongada e fina. O presente trabalho foi baseado na substituição do composto Al2O3 por SiO2 eliminando a possibilidade de toxidade por fibras. A verificação da probabilidade de êxito na substituição desses dois compostos foi feita através do estudo de seus diagramas de fase e os testes de eficiência foram realizados em regime de teste de campo e nas 5 amostras testadas não houve incidências de queima da parte metálica. Para aumentar a abrangência desse trabalho sugiro aos meios acadêmicos e pesquisa que pesquisem a possibilidade de substituição em outros materiais refratários como forma de preservar a saúde das pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

VERNILLI, J. F.; SANTOS, C.; NOGUEIRA, A. C. Utilização de proteção cerâmica fabricada a partir de um sistema Sio2(62-68) e Mgo+Cao (29-39) para fechamento de furo de corrida de ferro gusa em altos fornos. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 374, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2192. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2192. Acesso em: 17 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.