A realidade de nossos professores e o mestrado profissional
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2200Palabras clave:
mestrado profissional, professores, trabalhoResumen
O intuito deste trabalho é verificar a viabilidade de professores da rede estadual em conseguir hoje uma formação continuada. Devido à experiência das autoras enquanto professoras do ensino público e alunas do mestrado profissional, surgiu o interesse em saber se outros professores gostariam de cursar um mestrado. Este trabalho baseia-se em uma análise quali-quantitativa realizada em quatro escolas públicas estaduais localizadas na Baixada Fluminense. Para coletar os dados foi aplicado um questionário semiestruturado com vinte e duas perguntas, que foi respondido por 23 professores de diferentes disciplinas. Para este trabalho foram abordadas apenas quatro questões. De acordo com os resultados, 15 professores têm o desejo de continuar a estudar e se especializarem na área de educação; sendo 03 em uma área diferente da educativa; e 04 mencionam não quererem continuar a se especializar. Apenas um professor deixou de responder a esta questão. Do total de participantes, oito estão no magistério há cerca de 5 anos; seis já estão entre 6 a 10 anos; quatro lecionam entre 11 a 15 anos; e cinco têm mais de 16 anos de profissão. Outra questão foi o deslocamento, percebe-se que o deslocamento dos professores até suas escolas demanda um tempo considerável. Dois professores relataram levar, aproximadamente, três horas no percurso de suas casas até a escola. Seis professores relataram levar duas horas, três relataram levar uma hora, e os demais professores levam até 45 min. Do total de professores, somente um relatou trabalhar em apenas uma escola; os demais lecionam em mais de uma escola pública, além das particulares. A partir desses dados preliminares identificamos que: o tempo gasto pela maioria dos professores nos deslocamentos e a conciliação entre trabalho e estudos, talvez inviabilize o desejo de continuar a estudar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.