Imagem, representações sociais e saúde: um olhar histórico sobre o Rio de Janeiro do fim do Império ao alvorecer da República

Autores

  • A. B. F. Filho UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. Novikoff UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2221

Palavras-chave:

imagem, ensino de ciências em saúde, representações sociais, livro didático, estudo em História

Resumo

Sendo a imagem um importante recurso da comunicação, buscou-se criar uma oportunidade para os docentes e discentes, de nível médio, da área de saúde, através de uma análise histórica, demonstrar estratégias para a utilização de imagens no processo de construção do conhecimento, pois a leitura iconográfica, nos últimos anos, vem sendo aplicada em larga escala para a construção do conhecimento. Com isso demonstramos que o uso das imagens, geralmente citadas como mera ilustração, para um melhor aproveitamento, deveriam ser utilizadas como mais um instrumento de comunicação para aprimorar o estudo na área de ciências, como já vem ocorrendo em outros segmentos do conhecimento (Olim, 2010). Para tanto pretende-se discutir as representações sociais de imagens de saúde, e o seu papel histórico, no final do Império e no alvorecer da República, levantando-se, assim, o seguinte questionamento: quais as representações sociais das imagens de saúde do império e alvorecer da República? Daí questionar até que ponto o uso de imagens é um instrumento útil na formação do discente na área de ciência e saúde? É possível formalizar um letramento visual (Rocha,2008) de modo a contribuir, dentro do processo de formação de discentes na área de ciência e saúde, com recursos práticos para interpretar o universo visual do seu futuro espaço de trabalho? O desenho da pesquisa pauta-se nas dimensões Novikoff (2010), sendo de natureza qualitativa com pesquisa bibliográfica e documental para criação de produto didático-pedagógico. Pesquisa de material de época, juntamente com material que corrobore a importância do estudo das imagens nos cursos de formação de profissionais da área de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

FILHO, A. B. F.; NOVIKOFF, C. Imagem, representações sociais e saúde: um olhar histórico sobre o Rio de Janeiro do fim do Império ao alvorecer da República. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 405, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2221. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2221. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>