O ensino da produção textual em perspectiva diacrônica
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2227Palabras clave:
ensino, produção textual, diacronia, materiais didáticosResumen
Este trabalho pretende investigar como a produção textual tem sido abordada em materiais didáticos, isto é, livros didáticos de português (LDP) e apostilas escolares (AE). Para tanto, optou-se por um levantamento diacrônico sobre o ensino de língua portuguesa no Brasil, apresentando um histórico do LD como suporte do ensino e aprendizagem da disciplina, a fim de depois serem analisados os impactos das teorias linguísticas modernas, sobretudo no que diz respeito aos gêneros (cf. BAKHTIN, 2003), e dos PCN no ensino do texto em sala de aula. Em virtude das modificações recentemente propostas pelo exame nacional de ensino médio (ENEM) e dos seus impactos na abordagem escolar da produção textual (PT), delimitamos nossa análise ao texto dissertativo-argumentativo, conhecido genericamente como redação escolar (RE), o mais cobrado em concursos e vestibulares brasileiros, traçando um recorte desde o período pós-ditadura militar até as recentes propostas semióticas de abordagem do gênero (SANTAELLA, 2009; SIMÕES, 2009).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.