Sequência didática com um jogo educativo: o Gaia
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2241Palabras clave:
jogo educativo, planejamento, recurso didáticoResumen
Por sequência didática entende-se um conjunto de atividades, estratégias e intervenções planejadas etapa por etapa pelo docente para que o entendimento do conteúdo ou tema proposto seja alcançado pelos educandos. Os objetivos em valer-se de sequências didáticas são os de conduzir os discentes a uma reflexão e apreensão acerca do ensino em questão; e almejar que estes conhecimentos sejam levados à vida dos escolares. Partindo destes pontos, foi elaborada uma sequência didática com um jogo educativo, o Gaia, para o ensino de geociências e saúde a estudantes do terceiro e quarto ano de ensino do curso Normal de formação de professores. O que não inviabiliza que seja usado em outras séries. A sequência didática foi elaborada para dez aulas, divididas em cinco semanas. Contando com as etapas: tema para cada uma dessas semanas, objetivo da aula naquele momento, recursos instrucionais, motivação, desenvolvimento e avalição. Isso para cada um dos encontros. O uso do jogo foi na terceira semana, tendo como escopo a discussão das geociências e a avaliação, a participação no jogo e no debate com a turma. Como última semana, os alunos elaboraram uma atividade lúdica envolvendo o tema discutido. Espera-se que quando o educando toma uma postura ativa, participativa e argumentativa os conhecimentos sejam apreendidos. Assim, acredita-se que a sequência didática possa ser um recurso didático de apoio ao professor. Para que seu uso seja proveitoso para o ensino e aprendizagem, tornam-se necessárias etapas no planejamento, o que a sequência em muito auxilia o trabalho docente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.