Sequência didática com um jogo educativo: o Gaia

Autores/as

  • C. A. Leal IFRJ, Campus Nilópolis, RJ
  • G. Rôças IFRJ, Campus Nilópolis, RJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2241

Palabras clave:

jogo educativo, planejamento, recurso didático

Resumen

Por sequência didática entende-se um conjunto de atividades, estratégias e intervenções planejadas etapa por etapa pelo docente para que o entendimento do conteúdo ou tema proposto seja alcançado pelos educandos. Os objetivos em valer-se de sequências didáticas são os de conduzir os discentes a uma reflexão e apreensão acerca do ensino em questão; e almejar que estes conhecimentos sejam levados à vida dos escolares. Partindo destes pontos, foi elaborada uma sequência didática com um jogo educativo, o Gaia, para o ensino de geociências e saúde a estudantes do terceiro e quarto ano de ensino do curso Normal de formação de professores. O que não inviabiliza que seja usado em outras séries. A sequência didática foi elaborada para dez aulas, divididas em cinco semanas. Contando com as etapas: tema para cada uma dessas semanas, objetivo da aula naquele momento, recursos instrucionais, motivação, desenvolvimento e avalição. Isso para cada um dos encontros. O uso do jogo foi na terceira semana, tendo como escopo a discussão das geociências e a avaliação, a participação no jogo e no debate com a turma. Como última semana, os alunos elaboraram uma atividade lúdica envolvendo o tema discutido. Espera-se que quando o educando toma uma postura ativa, participativa e argumentativa os conhecimentos sejam apreendidos. Assim, acredita-se que a sequência didática possa ser um recurso didático de apoio ao professor. Para que seu uso seja proveitoso para o ensino e aprendizagem, tornam-se necessárias etapas no planejamento, o que a sequência em muito auxilia o trabalho docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-10-30

Cómo citar

LEAL, C. A.; RÔÇAS, G. Sequência didática com um jogo educativo: o Gaia. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 424, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2241. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2241. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a