A Educação Física e a formação de valores: o caso do basquetebol
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2251Palabras clave:
basquetebol, desenvolvimento, valoresResumen
Nos dias atuais, as crianças que almejam praticar alguma modalidade esportiva, a fim de atingirem seus objetivos, sofrem influência de inúmeros fatores, como por exemplo, os sociais, genéticos e os ambientais, em decorrência do contexto sociocultural onde estão inseridos. Muitos autores defendem a importância do esporte como instrumento que possibilita à criança assimilar valores que, nos tempos atuais, equivocadamente muitos os julgam como ultrapassados. O presente trabalho tem por objetivo compreender o processo de ensino-aprendizagem do Basquetebol como um agente promotor do desenvolvimento global da criança, além de identificar o conjunto de diretrizes e estratégias que orientam as aulas voltadas para o ensino do Basquetebol. Para tal, analisamos os possíveis benefícios que o ensino do Basquetebol pode proporcionar ao processo de desenvolvimento do indivíduo. Esta pesquisa bibliográfica descritiva, de cunho qualitativo, será desenvolvida a partir da discussão de diversos autores que já abordaram o tema em questão, dentre eles Beresford (1999), Weiss; Possamai (2008), Tani (2006) e Paes (1992). Posteriormente, as mesmas serão analisadas e interpretadas a partir do enfoque estabelecido. Acerca da vivência relacionada ao Basquetebol, entende-se que a sua prática possa estar presente na formação geral do indivíduo, principalmente no ambiente não-formal, que representa um dos espaços de grande relevância neste processo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.