Níveis elevados de BNP e presença de isquemia miocárdica na Cintilografia de perfusão miocárdica em pacientes admitidos na unidade de dor torácica

Autores

  • V. W. Octaviano UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • G. A. Silva UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • J. C. Azevedo UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

BNP, cintilografia de perfusão miocárdica, dor torácica

Resumo

Com a descoberta de que o coração não era um órgão que recebia apenas estímulos elétricos e mecânicos, mas também recebia estímulos hormonais, as pesquisas se intensificaram e vários hormônios foram descobertos, dentre eles o BNP (peptídeo cerebral natriurético tipo B). O BNP é um peptídeo vasoativo, isolado inicialmente no cérebro, e apenas após alguns anos foi descoberto sua relação com as doenças cardiovasculares, pois foi encontrado também nas paredes ventriculares, principalmente no ventrículo esquerdo. Estudo de coorte retrospectivo, longitudinal, onde foram selecionados pacientes consecutivos que deram entrada na Unidade de Dor Torácica do Hospital Pró-Cardíaco, no período de dezembro de 2002 a abril de 2005, com suspeita de síndrome coronariana aguda. Estes foram avaliados por protocolo de dor torácica que incluía além da história clínica a realização de eletrocardiograma e dosagem de marcadores de necrose miocárdica seriados e dosagem do peptídio natriurético cerebral (BNP, do inglês: Brain Natriuretic Pepitide), em um intervalo não inferior a seis horas. Os pacientes que tiveram excluído o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio foram submetidos à estratificação do risco coronariano através da cintilografia de perfusão miocárdica de repouso e estresse. Os pacientes foram selecionados inicialmente através de pesquisa no banco de dados do Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular do Hospital Pró-Cardíaco de onde foram obtidos os dados referentes ao exame de cintilografia miocárdica. Os dados clínicos referentes ao atendimento dos pacientes, assim como resultados de exames laboratoriais, foram obtidos dos prontuários médicos arquivados no Hospital Pró-Cardíaco. Esta foi considerada a fonte principal dos dados. Os dados referentes à cineangiocoronariografia foram obtidos do banco de dados do serviço de Hemodinâmica do Hospital Pró-Cardíaco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2018

Como Citar

OCTAVIANO, V. W.; SILVA, G. A.; AZEVEDO, J. C. Níveis elevados de BNP e presença de isquemia miocárdica na Cintilografia de perfusão miocárdica em pacientes admitidos na unidade de dor torácica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 104, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2483. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.