Abordagem etiológica da trombose venosa profunda: relato de um caso

Autores

  • G. P. Coelho UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • L. R. Arbex UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • L. Salgado UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • V. H. M. Louzada UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

trombose venosa profunda, neoplasia, anticoncepcional hormonal oral, síndrome do anticorpo antifosfolipídeo, trombofilias

Resumo

Este relato clínico tem o intuito de ressaltar a importância do diagnóstico etiológico da trombose venosa profunda (TVP), pois esta conduta pode propiciar o diagnóstico precoce de uma doença grave em sua fase assintomática e direcionar o tratamento de outras possíveis causas. Trata-se de um relato de caso de uma mulher de 39 anos sem fatores de risco aparentes para a condição clínica apresentada. Após detalhamento da história clínica da paciente, bem como condutas adotadas, discutiu-se o tema através de artigos publicados em meio eletrônico. Conclui-se que o fenômeno de TVP não deve ser considerado apenas como intercorrente, sendo ponto primordial na conduta clínica o esclarecimento etiológico para uma abordagem terapêutica adequada e diagnóstico precoce de uma possível neoplasia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-11-2018

Como Citar

COELHO, G. P.; ARBEX, L. R.; SALGADO, L.; LOUZADA, V. H. M. Abordagem etiológica da trombose venosa profunda: relato de um caso. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 1esp, p. 9, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2527. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.