Análise do desempenho das empresas do setor de telecomunicações: serviço móvel celular, com a utilização dos índices econômico-financeiros e a técnica da analise envoltória de dados – DEA

Autores

  • L. C. F. Faria UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • F. H. Azevedo UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • F. H. Melo UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

avaliação, desempenho, indicadores, análise envoltória de dados

Resumo

A partir dos anos 80, a dinâmica da economia mundial sofreu profundas transformações nos modelos de geração e acumulação de riqueza. Diferentemente do antigo padrão de acumulação baseado em recursos tangíveis, dispersos ao redor do mundo, no atual padrão, o conhecimento e a informação exercem papeis centrais, sendo as tecnologias de informação e comunicação seu elemento propulsor. No Brasil, o mercado de telefonia móvel cresceu a uma taxa superior a 20% no ano de 2008. Encerrou o período com mais de 150 milhões de celulares. Verifica-se que o celular tem uma crescente penetração nas classes sociais de menor renda. São mais pessoas inseridas na sociedade em rede, com mais possibilidades de geração de renda, de acesso a cultura, informação, educação, segurança, entretenimento. O serviço de telefonia móvel é essencial para que as pessoas continuem conectadas e a partir das conexões, encontrem novas oportunidades – em tempos de estabilidade ou de crise econômica. Esta pesquisa pretende analisar o desempenho das principais empresas que possuem ações em bolsa do setor de Telecomunicações na área de Telefonia Móvel Celular através da utilização de indicadores econômico-financeiros e a técnica Análise Envoltória de Dados. O problema então da pesquisa pode ser apresentado da seguinte forma: Através dos indicadores econômico-financeiros e a utilização da técnica de Análise Envoltória de Dados – DEA, é possível avaliar o desempenho das empresas objeto de estudo e criar um ranking? Estatisticamente, é possível atribuir pesos aos indicadores de acordo com a sua capacidade de indicação de sucesso e insucesso? Um dos instrumentos básicos para análise de balanços é os “índices” que têm como característica fundamental fornecer uma visão geral da situação econômica e financeira da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-11-2018

Como Citar

FARIA, L. C. F.; AZEVEDO, F. H.; MELO, F. H. Análise do desempenho das empresas do setor de telecomunicações: serviço móvel celular, com a utilização dos índices econômico-financeiros e a técnica da analise envoltória de dados – DEA. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 1esp, p. 10, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2528. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.