Avaliação da microestrutura e da microdureza do ferro fundido cinzento
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n28.334Palabras clave:
Ferro Fundido Cinzento, Microestrutura, Microdureza Vickers, GrafitaResumen
Estudos sobre Ferro Fundido têm sido diversamente difundidos com o passar dos anos, devido a seu baixo custo e sua alta aplicação de mercado. Este trabalho tem como objetivo principal a caracterização microestrutural e a análise da Microdureza Vickers no ferro fundido cinzento que se diferenciam pela quantidade de Carbono existente na composição química 2,5 e 4,0% e de silício variam entre 1,0 e 3,0. As amostras foram preparadas metalograficamente, conforme norma ASTM E 407. As análises foram realizadas, utilizando-se os seguintes equipamentos: Microscópio Óptico (MO), Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) e Microdurômetro. Análises em MO mostram a morfologia das amostras, também utilizou-se o MEV para uma melhor visualização da morfologia da microestrutura. Testes de microdureza na escala Vickers foram realizados com duas cargas de indentação, 300 e 500 gf. A dureza por microindentação Vickers da amostra ficou em torno de 230 HV.
Descargas
Citas
BRANCO, F. K.. Influência da Microestrutura na Anisotropia de Chapas Metálicas de Diferentes Aços Estruturais. 2007. Projeto de Iniciação Científica; 2007, FEI, Centro Universitário da FEI, São Paulo, 2007.
PORTAL METÁLICA (Brasil). Disponível em: <http://www.metalica.com.br/o-que-e-aco-carbono/>. Acesso em 22 nov. 2014.
MARMONTEL, C. F. F; SILVA, J. M. G. G.; OLIVEIRA, L. L.; POLIONI, M. C. Análise Metalografia de Metais. Arte e Ciência; 2011.
CIMM ensino (Brasil). Disponível em: <http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6560-teste-da-microdureza/>. Acesso em 22 nov. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.