Poluição ambiental: conteúdo e o uso dos livros didáticos de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n48.3782Palabras clave:
Educação Ambiental. Livro Didático. ConscientizaçãoResumen
Com o aumento da poluição no planeta, surge a necessidade de desenvolver estratégias de conscientização a respeito da degradação e preservação. Uma das estratégias é a inserção dessa temática nas atividades do cotidiano escolar de forma efetiva com a finalidade de contribuir na formação de indivíduos conscientes para exercerem sua cidadania ambiental. O livro didático tem uma participação significativa no desenvolvimento do ensino-aprendizagem, compreende-se que tem funções a desempenhar na transmissão do conhecimento cientifico e, como material de apoio na pratica do professor, entende-se, a necessidade de uma abordagem adequada, com apresentação e problematização do conteúdo, permitindo a compreensão e construção de sentidos. Portanto, apresentamos nesta pesquisa, a análise da abordagem do tema poluição na coleção “BURITI MAIS CIÊNCIAS”, destinada as series iniciais do ensino fundamental, empregando critérios de abordagem direta, indireta, ou abordagem inexistente, se existe equilíbrio entre o conteúdo e a idade, avaliando em bom, fraco ou regular, além de analisar a relação das imagens com o texto apresentado considerando como bom, fraco ou regular. Foi aplicado questionário com intuito de verificar informações sobre a pratica do professor em relação ao tema, e se os conteúdos propostos na coleção atendem ao planejamento, já que os professores tem papel crucial como mediadores e executores deste material. Através da análise constatou-se que a abordagem do tema nos livros é insuficiente, fragmentada, apresentada sem aprofundamento, dificultando na formação de indivíduos conscientes, críticos, e aptos para atuarem pelo planeta, deixando a critério do professor aprofundar ou não o tema em suas atividades, dependendo de seu interesse e visão das questões ambientais.
Descargas
Citas
BEZERRA, O. S. Temáticas ambientais nos livros didáticos 2003. Disponível em: <http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200313124001015038P5>; Acesso em: 17 out. 2019.
BOMFIM, M. G; SILVA, Z. M. O livro didático de ciências para o ensino fundamental: uma reflexão. Anais eletrônicos. I Jornada baiana de pedagogia (IJORNA PED) - saberes e práticas docentes, Ilhéus. 12 á 14 de agosto de 2013.
BRASIL, Ministério do desenvolvimento agrário; Secretaria do desenvolvimento territorial. Plano territorial de desenvolvimento sustentável do território rural do vale do Jamary-Rondônia: Ariquemes -RO, 2006. 108 p.
BRASIL, 1999. Lei No 9.795, de 27 de Abril de 1999. Brasília: diário oficial da união, 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 27 abri. 1999. Seção 1, p. 1.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF-1997. 136 p.
BRUNER, J. S. O processo da educação. São Paulo, Nacional, 1977.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: Fundamentos e métodos. 4 Ed0. São Paulo: Cortez, 2011.
FACCHINI. J. M.; PAUL. A. Avaliação de livros didáticos como ferramenta para o ensino de educação ambiental nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. Ágora: R. Divulga. Cient., v. 19, n. 2, p. 83-99, jul./dez., 2014. DOI: https://doi.org/10.24302/agora.v19i2.789
FERREIRA, M. G.; GIORDANI, S.; OLIVEIRA, R. M. de; STRIEDER, D. M.; MALACARN, V. Educação ambiental nas coleções de livros didáticos de ciências aprovados pelo programa Nacional de Livro didático (2016-2018). Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 4, n. 6, p. 3507-3517, out/dez., 2018.
FREITAS, Maria Aline da Costa. Educação ambiental: prática docente nas séries iniciais de uma escola pública acerca da preservação do rio mãe do rio – PA. 2017. 64 f. Faculdade de Pedagogia do Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará. 2017. Disponível em:<https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/480/1/TCC_EducacaoAmbientalPratica.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2019.
GAYÁN, E.; GARCÍA, P. E. Como escoger un libro de texto? Desarrollo de un instrumento para evaluar los libros de texto de ciencias experimentales. Enseñanza de las ciencias. Número Extra, V Congresso, p. 249-250; 1997.
GUIMARÃES, Lorena Matos. Contradições e possibilidades de superação no trabalho pedagógico para a prática da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso. 2014. 82 f. Tese (Programa de pós-graduação em educação). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2014.
NASCIMENTO, M. C. D.; ROLON, J. C. C. Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina – PE, 2013-2014. Id on Line Rev. Psic., v.10, n. 30, Supl 3, Julho/2016. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.480
NETO, J. M.; FRACALANZA, H. O Livro Didático de Ciências: Problemas e Soluções. Revista Ciência e Educação, v. 9, nº 2, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200001
OLIVEIRA, M. J.; MATOS, E. P. N. B. Educação ambiental nos livros didáticos adotados no ensino fundamental pelo município de Acaraú–Ceará. Conex. Ci. e Tecnol., Fortaleza/CE, v.12, n. 3,, p. 52 - 61, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i3.1103
RIBEIRO, Márcio Willyans. Os conteúdos ambientais em livros didáticos de geografia de 1º. E 2º. Ciclos no ensino fundamental. 2006. 125 f. tese (programa de pós-graduação em educação) Setor de educação da universidade federal do paraná. Curitiba 2006.
VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O Livro Didático no Ensino Fundamental – Proposta de Critérios Para Análise do Conteúdo Zoológico. Revista Ciência e Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100008
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná. Disponível em: http://www.pr.gov.br/bpp. Acesso em: 29 nov. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.