Aspectos técnicos e éticos no tratamento do Tumor de Klatskin
a autonomia do paciente frente à proposta terapêutica
Palabras clave:
tumor de Klatskin, ética, cirurgiaResumen
O tumor de Klatskin representa 40 a 60% de todos os colangiocarcinomas. Devido a sua alta letalidade suscita questões éticas quanto à autonomia do paciente em se submeter ou não ao procedimento cirúrgico. Apresentar ao acadêmico de medicina as dificuldades de estabelecer o melhor tratamento para o paciente levando em consideração a decisão técnica e a autonomia do mesmo em ser ou não submetido à determinada terapia. Trata-se de um paciente de 72 anos, com quadro de síndrome colestática e demonstração, pelos exames de imagem, de dilatação intra-hepática das vias biliares e falha de enchimento ao nível da junção dos ductos hepáticos. Foi proposto laparotomia exploradora com estratégia cirúrgica a ser decidida no per-operatório. Informado quanto aos riscos da cirurgia e que o tratamento não era de finalidade curativa apenas aliviaria os sintomas, o paciente recusou a intervenção cirúrgica e recebeu alta hospitalar. Apesar da abordagem cirúrgica ser o único tratamento curativo para o tumor de Klatskin, a possível irressecabilidade no peroperatório e o não aumento significativo da sobrevida com o tratamento paliativo tornam a decisão cirúrgica difícil para o médico, paciente e familiares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.