Ameaças e Ataques aos Sistemas de Informação: Prevenir e Antecipar
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n5.885Palabras clave:
Ameaça, Ataque, Vulnerabilidade, Proteção, Segurança.Resumen
A segurança dos sistemas de informação configura-se paradoxalmente como um custo e uma necessidade para a sobrevivência de uma corporação. Se, por um lado, obter um sistema com maior segurança raramente é visto como algo de valor significativo, por outro, o perigo de um ataque não é ignorado totalmente. Neste contexto, a segurança computacional deve ser tomada como opção estratégica e não apenas tecnológica ou gerencial, com impacto positivo e inegável sobre o negócio, estando relacionada ao conjunto das medidas que visam dotar as redes de computadores com capacidade de inspeção, detecção, reação e reflexo aos potenciais ataques, permitindo reduzir e limitar as vulnerabilidades e o impacto das ameaças quando estas se concretizam. Com esse objetivo são utilizados sistemas de detecção de intrusões (Intrusion Detection Systems - IDS), sistemas automáticos, que funcionam em tempo real, capazes de analisar o tráfego de uma rede de comunicação de acordo com uma série de funções que, de modo integrado, são capazes de detectar, analisar e responder a atividades suspeitas na rede.
Descargas
Citas
LAUREANO, Marcos Aurélio P. Sistemas para Identificação de Invasão. Curso de Informática Aplicada – PUC-PR. Curitiba, PR, 2002.
MITNICK, Kevin D.; SIMON, William L. A Arte de Enganar - ataques de hackers: controlando o fator humano na segurança da informação. São Paulo: Pearson Education do Brasil Ltda, 2003.
NAKAMURA, Emilio Tissato; GEUS, Paulo Lício de. Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos. São Paulo: Novatec, 2007.
SILVA, P. T.; CARVALHO, H.; TORRES, C. B. Segurança dos Sistemas de Informação: Gestão Estratégica da Segurança Empresarial. Lisboa: Centro Atlântico, 2003.
STREBE, Matthew; PERKINS, Charles. Firewalls 24Seven, 2 ed. Alameda: Sybex, 2002.
THOMAS, Tom. Segurança de Redes – Primeiros Passos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.
THOMPSON, Marco Aurélio. O Livro Proibido do Curso de Hacker. Salvador: ABSI, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.