Educação física, esportes na natureza e educação ambiental na escola uma realidade no iepr instituto educacional de porto real

Autores

  • Cássio Martins

Palavras-chave:

Educação física. Educação ambiental. Sustentabilidade. Esportes na natureza.

Resumo

As práticas mais comuns de educação ambiental, sejam na escola ou no contexto não escolar, ainda estão demasiadamente presas ao ensino sobre a natureza, para a natureza e, especialmente nas últimas décadas, na natureza. Nesse último caso, do ensino na natureza, os “estudos do meio” aparecem como propostas educacionais em contato direto com o “meio natural”, objetivando, por meio de atividades de sensibilização, a criação de laços supostamente perdidos pelo crescente distanciamento entre o ser humano e a natureza. Os estudos do meio baseiam-se em metodologias de educação ambiental que propõem visitas orientadas a ambientes conservados objetivando uma vivência prática com ênfase nos valores ambientais trabalhados em sala de aula. Nessa proposta, a criança cria suas próprias experiências, o que poderia contribuir para uma relação afetiva com o meio, para a construção da identidade corporal e para o desenvolvimento da autonomia e criatividade da criança. Nesse sentido, o objetivo principal seria criar uma afinidade dos indivíduos com o meio natural, pelo contato direcionado à natureza através de atividades de sensibilização à prática de trekking, mas com um componente interpretativo e contemplativo integradas ao meio, buscando uma consequente educação à preservação articulando assim uma relação de educação física com a educação ambiental. Segundo Rodrigues apud Barros e Dines (2000), há realmente uma relação direta entre o envolvimento de indivíduos em práticas na natureza e a incorporação de uma ética voltada à conservação dos ambientes que gostam de frequentar. Os autores destacam que isso ocorre pelo crescente sentimento de segurança e bem-estar que o indivíduo sente conforme vivência o meio natural, crescendo também o interesse em se informar sobre os ambientes que visita. Sendo assim estruturei a prática de esportes na natureza no conteúdo das aulas de educação física, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino e aprendizagem, participando ativamente e refletindo sobre uma prática sustentável. Então coloco alguns possíveis roteiros para que eles escolham isso em votação e listo aqui alguns roteiros que foram escolhidos pelos alunos para realização de nossa aulas extra muros: Pico das Agulhas Negras, Costão do Pão de Açúcar, Pico da Pedra Selada, Cachoeira Santa Clara, Cachoeira do Escorrega e Poção de Maromba, Esec Tamoios, Projeto Berçários Marinhos em Tarituba-Paraty entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-06-2018

Como Citar

MARTINS, Cássio. Educação física, esportes na natureza e educação ambiental na escola uma realidade no iepr instituto educacional de porto real. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2 Esp, p. 81–82, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1672. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.