O Design como ferramenta de auxílio a tecnologia assistiva – dispositivo de input de informação para pessoas com deficiência nos membros superiores

Autores

  • D. G. Pereira UniFOA – Centro Universitário Volta Redonda
  • M. E. Amorim UniFOA – Centro Universitário Volta Redonda
  • L. C. B. dos Santos UniFOA – Centro Universitário Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2065

Palavras-chave:

design de produto, ergonomia, tecnologia assistiva, inclusão

Resumo

Em 2006, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, instituiu o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT, através da portaria no 142. O CAT tem entre outros objetivos: propor a elaboração de estudos e pesquisas, relacionados com o tema. A Tecnologia Assistiva é todo o arsenal de produtos, sistemas e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais de pessoas com necessidades especiais e consequentemente promover a inclusão social e a vida independente. Assim sendo, o artigo apresenta as conclusões da projetação de um dispositivo de input de informação para facilitar e ampliar as atividades do cotidiano de pessoas com malformação congênita de membros superiores, visando atender tanto crianças quanto adultos que manuseiam objetos com os pés com o intuito de minimizar os constrangimentos psicofisiológicos, antropométricos e biomecânicos do usuário e ampliar a usabilidade. Levantou-se dados sobre as necessidades dos usuários de hardwares informatizados, seguiu-se parâmetros ergonômicos, desenvolveu-se alternativas e gerou-se modelos tridimensionais de testes e validou-se o trabalho através de testes. A imersão na pesquisa e no design possibilitou reconhecer os problemas e formular soluções. Espera-se, com isso, contribuir com um produto que seja aceito, benéfico e auxiliador na inclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

PEREIRA, D. G.; AMORIM, M. E.; SANTOS, L. C. B. dos. O Design como ferramenta de auxílio a tecnologia assistiva – dispositivo de input de informação para pessoas com deficiência nos membros superiores. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 248, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2065. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2065. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.