Pottermore e a experiência de leitura de Jk Rowlling: narrativa transmidiática e cultura participativa no universo de Harry Potter

Autores

  • R. M. Garcia UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. A. Pereira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2071

Palavras-chave:

cultura participativa, narrativa transmidiática, Harry Potter, Web 2.0

Resumo

O objetivo do trabalho é investigar a cultura participativa dos fãs através do estudo de caso do lançamento de Pottermore, site da escritora J.K.Rowling onde é possível conhecer material novo sobre o mundo de Harry Potter e interagir com os momentos-chave da história. Como objetivos específicos, pretendemos ainda fazer um trabalho de campo com a comunidade de fãs de Harry Potter no Brasil, a partir do site brasileiro Clube do Slugue. Entendemos Pottermore como um exemplo da chamada narrativa transmidiática, definida por Henry Jenkins como uma mesma narrativa sendo desenvolvida em diferentes suportes. Além disso, é emblemático para estudarmos o comportamento do consumidor em um mundo onde este é cada vez mais chamado a colaborar e participar ativamente na produção de conteúdo. Como metodologia, utilizaremos a pesquisa bibliográfica, o estudo qualitativo do conteúdo site Pottermore e uma netnografia na comunidade de fãs brasileiros. O termo netnografia (etnografia na rede), cunhado na década de 1980 por Kozinets (1998 e 2002), é utilizado para designar a abordagem etnográfica para pesquisas de marketing visando os estudos de comportamentos de consumidores no ambiente virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

GARCIA, R. M.; PEREIRA, A. A. Pottermore e a experiência de leitura de Jk Rowlling: narrativa transmidiática e cultura participativa no universo de Harry Potter. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 255, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2071. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2071. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.