SOFTRAIZES – Um software educacional para apoio ao ensino de Cálculo Numérico

Autores

  • G. R. Teixeira UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. V. A. Carvalho UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda Univesidade Severino Sombra – Vassouras – Rio de janeiro Instituto Superior de Tecnologia – FAETEC – Paracambi – Rio de Janeiro

Palavras-chave:

softwares educativos, cálculo numérico, computação gráfica aplicada

Resumo

Uma das formas de utilizar a informática como apoio ao ensino é através de um sistema computacional educativo. Tais sistemas tem o objetivo de melhorar o processo ensino-aprendizagem de um conteúdo ou assunto educacional. Este trabalho apresenta o estudo e desenvolvimento de um software educativo para apoio ao ensino da disciplina cálculo numérico, com foco principal, nos métodos de determinação de raízes de equações algébricas não-lineares e transcendentais. O software, chamado de SOFTRAIZES, tem como principal característica a possibilidade de visualização gráfica do processo de determinação das raízes, facilitando e melhorando a interpretação dos conteúdos teóricos e auxiliando o desenvolvimento da capacidade de análise e interpretação de resultados. É importante ressaltar, que o uso de um sistema computacional com enfoque educacional, não deve ser considerado como uma máquina de ensinar. Ele deve ser usado como uma ferramenta auxiliar que permita a reflexão e autonomia do aluno na construção de ideias, bem como trabalhar com o erro adicionando a possibilidade de interação entre professor e aluno, da oportunidade da troca de ideias entre participantes de mesmo grupo e da facilidade de efetuar novos experimentos. Outra característica dos softwares educacionais é que eles medeiam à prática pedagógica oferecendo desafios importantes voltados à produção intelectual, em que o aluno passa a ser produtor de conhecimento e a ação docente dá lugar à relação dialógica que permite ao professor e ao aluno aprender a aprender, num processo coletivo para a produção do conhecimento. O papel do professor está mudando, se transformando e com a utilização deste recurso espera-se que a mediação do professor seja muito mais necessária durante todo o processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2018

Como Citar

TEIXEIRA, G. R.; CARVALHO, C. V. A. SOFTRAIZES – Um software educacional para apoio ao ensino de Cálculo Numérico. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 71, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2449. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.