Gestão do empreendedorismo: um estudo de caso do segmento alimentício (sorvetes)

Autores

  • S. L. Camargo FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
  • M. A. T. de Godoi FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
  • M. A. do Nascimento FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
  • M. F. dos Reis FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
  • N. C. L. Marton FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
  • M. V. Salvador FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
  • A. C. Rosa FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá

Palavras-chave:

empreendedorismo, gestão, planejamento

Resumo

O presente estudo pretende mostrar o caso de sucesso de uma empresa atuante no segmento de alimentação (sorvetes). Uma história de empreendedorismo que começa em 1993, com o Sr. Luis Antonio Senóbio, que passou de “bilheteiro rodoviário” a empresário bem-sucedido. Empreendedor é frequentemente definido como aquele que começa o seu próprio, novo e pequeno negócio. Empreendedorismo é um comportamento pró-ativo do indivíduo, o qual deve desejar aprender, a pensar e agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção (DOLABELLA, 1999). Os objetivos deste trabalho foram: Mostrar a história e contextualizá-la na administração; mostrar o perfil profissional do empreendedor; e identificar na empresa os conceitos do empreendedorismo. A pesquisa foi elaborada entre maio e junho de 2010, a partir de uma proposta de atividade interdisciplinar (Marketing e O. S. M.) do 2º semestre do curso de Gestão Empresarial da FATEC Guaratinguetá, que teve como materiais e métodos Levantamento Bibliográfico (livros acadêmicos), além de visitas dos autores à empresa e aplicação de questionários ao proprietário e aos colaboradores e posterior apresentação/avaliação em auditório da instituição. Concluiu-se que com os resultados obtidos decorrentes do estudo, foi possível avaliar positivamente e mostrar que a teoria e a prática da administração, em particular, o empreendedorismo, se complementam, e também, pode-se observar o quão importante é a visão, o planejamento e gestão para alcançar o sucesso profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2018

Como Citar

CAMARGO, S. L.; GODOI, M. A. T. de; NASCIMENTO, M. A. do; REIS, M. F. dos; MARTON, N. C. L.; SALVADOR, M. V.; ROSA, A. C. Gestão do empreendedorismo: um estudo de caso do segmento alimentício (sorvetes). Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 129, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2508. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.