Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em aulas de Educação Física: estratégias no processo de ensino aprendizagem

Autores

  • S. C. Moreira UBM – Centro Universitário de Barra Mansa
  • M. A. M. Barreto UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dificuldade de aprendizagem, educação física, educação inclusiva

Resumo

O projeto considera o processo de ensino aprendizagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas aulas de Educação Física. O interesse surgiu diante do aumento de casos diagnosticados de alunos com TDAH nas escolas de ensino fundamental e da necessidade de um conhecimento maior do professor de Educação Física sobre o tema. A relevância do estudo está no grande número de crianças portadoras do TDAH nas escolas, onde a prevalência média mundial gira em torno de 5%, e na persistência na vida adulta de 60% dos casos. Alguns estudos como os de FONTANA et al (2007) apresentam que no Brasil a prevalência é de 13%. Quanto mais precoce o diagnóstico, menor o impacto negativo que o TDAH traz para a vida das crianças. Importante destacar que o papel para o diagnóstico da patologia cabe aos médicos e não aos professores. Aos professores cabe o papel de detectar o problema nas aulas, mas para que isto aconteça, esse profissional precisa conhecer as características das crianças com TDAH. A pesquisa, com uma abordagem qualitativa, será realizada em escolas do município de Barra Mansa e Volta Redonda e envolverá a coleta de dados através de questionário, abordando o conhecimento de profissionais de Educação Física sobre o assunto e as consequências de uma abordagem adequada. O produto do mestrado será um livreto com material teórico e prático, com atividades e estratégias a serem utilizadas pelos Professores de Educação Física com crianças que possuam TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-11-2018

Como Citar

MOREIRA, S. C.; BARRETO, M. A. M. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em aulas de Educação Física: estratégias no processo de ensino aprendizagem. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 1esp, p. 75, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2604. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>