Desenvolvimento do grupo de atendimento nutricional “Alimentação saudável e qualidade de vida” com pacientes do ambulatório de nutrição do UniFOA

Autores

  • V. V. P. Sebastião UniFOA- Centro Universitário de Volta Redonda
  • E. N. Silva UniFOA- Centro Universitário de Volta Redonda
  • P. R. Mendes UniFOA- Centro Universitário de Volta Redonda
  • K. H. V. de Souza UniFOA- Centro Universitário de Volta Redonda
  • L. de S. R. Costa UniFOA- Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

Educação nutricional, obesidade, qualidade de vida

Resumo

O excesso de gordura corporal está, frequentemente, associado às alterações metabólicas e doenças crônicas como diabetes, hipertensão, dislipidemias. Este aumento reforça o papel fundamental que a educação nutricional tem na prevenção e no tratamento destas enfermidades. O tratamento em grupo mostra-se através de relatos científicos, benéfico no que diz respeito à melhora da auto-estima, percepção dos fatores ambientais etiológicos para o desenvolvimento do excesso de peso, na reeducação alimentar e na manutenção da perda ponderal duradoura. Este estudo tem como objetivo avaliar as mudanças nos hábitos alimentares e na composição corporal de participantes de um grupo de atendimento nutricional do ambulatório de nutrição do UniFOA. Os pacientes foram avaliados nutricionalmente a partir de parâmetros antropométricos (peso, altura, circunferência do Braço, circunferência da cintura, prega cutânea triciptal e gordura corporal) e dietéticos (recordatório de 24 horas e frequência alimentar) a partir do preenchimento de uma ananmese nutricional. Na primeira consulta os pacientes receberam dieta individualizada e as consultas de retorno foram agendadas para os meses subsequentes para o desenvolvimento do grupo de apoio nutricional. A cada encontro mensal, as medidas antropométricas foram verificadas para definir o perfil nutricional desses pacientes, tanto no início quanto ao longo do projeto e foram desenvolvidas dinâmicas sobre como os pacientes relacionavam alimentos com sentimentos, controle de ansiedade e diminuição dos episódios compulsivos, mudanças nos cardápios: fracionamento de refeições, maior inclusão de alimentos saudáveis: frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em fibras; leitura de rótulos, diferenciação de alimentos diet e tradicionais; aumento da ingestão de água, início e manutenção da prática de atividade física, etc. Os resultados encontram-se em fase de tabulação e análise estatística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-02-2019

Como Citar

SEBASTIÃO, V. V. P.; SILVA, E. N.; MENDES, P. R.; SOUZA, K. H. V. de; COSTA, L. de S. R. Desenvolvimento do grupo de atendimento nutricional “Alimentação saudável e qualidade de vida” com pacientes do ambulatório de nutrição do UniFOA. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 3, n. 1 esp, p. 37, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2759. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)