A educomunicação e o jornalismo como ferramenta de ensino na aprendizagem para alunos Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n46.3569

Palavras-chave:

Educomunicação, Jornalismo, Educação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo construir, com a utilização da Educomunicação e do Jornalismo, uma estratégia lúdica de ensino/aprendizagem para alunos do Ensino Médio, especificamente ligada à saúde e ao meio ambiente, que colabore para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Este estudo envolve a transdisciplinaridade, isto é, disciplinas que colaboram entre si, sendo, portanto, um conceito integrador. A proposta vem ao encontro do ambiente contemporâneo, que faz uso de mídias e ferramentas virtuais para transformar o comum, o cotidiano, em tarefa que possa ser usada para educar, aprender e ensinar. Sendo assim, foi pensado o projeto desta pesquisa, que foi inicialmente submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, tendo sido aprovado com o número 16258819.0.0000.5237. Foi então aplicada uma oficina para alunos de uma escola pública de Barra Mansa-RJ, que deveriam participar da elaboração, apuração e produção do produto final deste trabalho: um vídeo-reportagem, feito usando o processo de vídeos gravados, via celulares, pelos próprios alunos. O resultado do trabalho, feito dentro e fora de sala de aula com a utilização de ferramentas midiáticas, evidencia que a busca pela notícia, a apuração da informação se tornam grandes aliados a pontos motivadores de conhecimento ligados à autonomia e criticidade do aluno, o produto deste trabalho constituindo um instrumento de ensino a ser divulgado e experimentado por outros docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Soares Aragão, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Trabalho de Educomunicação e Jornalismo com alunos no Ensino Médio na produção de vídeos reportagens dentro de sala de aula.

Referências

BELLONI, Maria Luiza. (2005) O que é mídia-educação. Coleção, Polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Campinas: Autores Associados.2a ed. 2001.

CITELLI, Adilson (org.); Educomunicação - Imagens do professor na mídia; 1 ed.; Editora Paulinas, São Paulo, 2012.

FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, 37a. edição, Ed. Paz e Terra, 2007.

FONFOCA, Eduardo. Revisitar conceitos para obter novas possibilidades na Educomunicação∗ Intercom, Blumenau - SC, 2009. UTP

GAIA, Rossana, Educomunicação e Mídias, Edufal, Maceió-AL, 2001.

MACHADO, A. C. T.; Novas formas de produção de conhecimento: utilização de ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico. Revista Udesc Virtu@l, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: http://revistas.udesc.br/index.php/udescvirtual/article/view/1655 Acesso em: 03 de junho de 2019.

MACHADO, Elias. Dos estudos sobre o jornalismo às teorias do jornalismo (Três pressupostos para a consolidação do jornalismo como campo de conhecimento). E-Compós, v. 1, 11, 2004.

MACHADO, Jones; VIDOTO, S.; GARCEZ, C.; GONÇALVES, K.; ROSA, R. A Educomunicação como Processo Formativo: uma abordagem sobre violência no âmbito escolar. Anagrama, v. 3, n. 4, p. 1-13, 18 mar. 2010.

MORAN (a), Jose Manuel, A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora; Campinas, SP; 2007.

PRADO e SATUF (org.) Comunicação em Ambiente Digital, Comunicação, Filosofia e Humanidades, Unidade de Investigação, Universidade da Beira Interior; Covilhã, Portugal, 2019.

REGO, Teresa Cristina, Vygotsy: uma perspectiva histórico-cultural da educação; Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 14. edição ;1995.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de Fala – feminismos plurais. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

RODRIGUES, David (org.). Educação Inclusiva – Dos conceitos às práticas de formação. 2ª edição, Editora Horizontes Pedagógicos, 2012.

SILVA, Adelina M. P., Processos de ensino-aprendizagem na Era Digital; BOCC - Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, Portugal; 2006

SILVA, Álvaro A. T.; Ensinar e Aprender com as Tecnologias - Um estudo sobre as atitudes, formação, condições de equipamento e utilização nas escolas do 1o Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Cabeceiras de Basto - Dissertação de Mestrado. Braga: Universidade do Minho, 2004

SOARES, Ismar de Oliveira. Alfabetização e Educomunicação: O papel dos meios de comunicação e informação na educação de jovens e adultos ao longo da vida. São Paulo; USP, 2000.

Downloads

Publicado

26-08-2021

Como Citar

ARAGÃO, Juliana Soares; FONSECA, Maria da Conceição Vinciprova. A educomunicação e o jornalismo como ferramenta de ensino na aprendizagem para alunos Ensino Médio. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 16, n. 46, 2021. DOI: 10.47385/cadunifoa.v16.n46.3569. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3569. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.